Evento em Guadalajara reuniu 10 universidades participantes do Projeto Climate Labs
A Escola de Negócios da PUCRS, em missão composta pelos professores Lucas Bonacina Roldan, Edimara Mezzomo Luciano e Clécio Falcão Araújo, desembarcou no México para representar a Universidade no evento de apresentação de resultados do Climate Labs, que faz parte das ações do Programa Erasmus+. Ao todo, 14 instituições de ensino estão envolvidas no projeto, representando o Brasil, Colômbia, Espanha, Itália, França e México. O evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de junho, em três sedes diferentes: Universidad de Guadalajara, Tecnológico de Monterrey, e Centro Cultural el Refugio.
Os professores apresentaram a trajetória e resultados do LENS – Laboratório de Capacidades e Inovação Social da Escola de Negócios, que tem como objetivo desenvolver capacidades empreendedoras por meio de ações sociais, projetos de pesquisa, parcerias público-privadas, divulgação de conteúdo, editais e consultoria.
Leia mais: PUCRS sedia encontro internacional que debate redução da emissão de CO2 por universidades
O projeto-piloto do Laboratório foi uma capacitação empreendedora desenvolvida na Ilha Grande dos Marinheiros, criado por estudantes das disciplinas de Gestão da Inovação e Projeto Integrador, que já desenvolveram trabalhos para apoiar o crescimento de algumas comunidades de Porto Alegre: Ilha Grande dos Marinheiros, Loteamento Santa Therezinha, Quarto Distrito, entre outros. O LENS impactou mais de 250 estudantes de graduação, além de promover o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao laboratório com pesquisadores e alunos/as de mestrado e doutorado.
O projeto tem atuação próxima às comunidades vulneráveis da região metropolitana, aplicando uma metodologia de trabalho que valoriza a empatia, diagnóstico, desenvolvimento de soluções e avaliação dos impactos gerados. O coordenador do LENS, professor Lucas Bonacina Roldan, conta que atualmente estão planejando novas iniciativas que possam apoiar ainda mais comunidades no desenvolvimento de capacidades para lidar com situações adversas.
“O LENS tem como objetivo ampliar a capacidade de empreendedorismo e articulação para a cidadania, bem como a conscientização para a ação. Isso porque temos como valores a liberdade, o conhecimento, a colaboração e a audáciade forma a impactar na qualidade de vida, na saúde, segurança, meio ambiente e renda das pessoas”, afirma.
Leia também: Consórcio internacional discute avanços na construção de universidades mais sustentáveis
Lucas também comenta sobre o quão positiva foi a experiência de poder participar do Climate Labs, podendo criar o LENS a partir de uma metodologia internacional de desenvolvimento de laboratórios de inovação, contando com o apoio de universidades que são referência na área.
“Foi muito interessante conhecer outras práticas de extensão que são desenvolvidas em diversas regiões e verificar como podemos adaptar elas para implementar ações no contexto gaúcho. Este projeto tem um enfoque interdisciplinar onde todas as universidades trabalham com mudanças climáticas, mas cada uma por uma ótica diferente”, destaca.
Estude na Escola de Negócios da PUCRS