Chamado de Tecnopuc Business, o projeto liderado pela Escola de Negócios e pelo Tecnopuc inclui uma nova ambiência e soluções para empresas e organizações e busca inovar o modelo de educação em negócios
Com a liderança da Escola de Negócios e do Tecnopuc, a Universidade amplia seu ecossistema de inovação, passando a atuar de forma colaborativa com atores da sociedade, em especial as empresas e os níveis de governo, na criação de um modelo de educação em negócios integrado a novos ambientes do ecossistema de inovação. O propósito central é a transformação do conhecimento gerado na PUCRS em desenvolvimento econômico e social, oferecendo uma formação realmente imersiva com um formato inédito, conectando a Escola ao ecossistema de inovação desde o começo da vida acadêmica até a inserção profissional.
“Estamos invertendo um conceito tradicional na formação em negócios: ao invés de preparar estudantes para só depois de formados atuarem no mercado, nós estamos trazendo o mercado para dentro da nossa Escola de Negócios, criando um ambiente de aprendizagem por meio de práticas imersivas via conexão direta com o Tecnopuc. Ou seja, quem escolher estudar aqui vai encontrar dentro da própria Escola um ambiente de inovação em educação em negócios, com o DNA de um dos mais importantes ecossistemas de inovação e empreendedorismo do Brasil, que é o Tecnopuc”, explica o decano da Escola de Negócios, Éder Henriqson.
Para que essa formação imersiva seja possível, novos ambientes do Tecnopuc estão sendo criados no espaço da Escola de Negócios, criando uma extensão do ecossistema de inovação da PUCRS, reconfigurando espaços no Prédio 50 do Campus. Essa nova ambiência, somada à inovação da educação em negócios, contribui para materializar o Tecnopuc Business, que combina espaços para atração de empresas e organizações, startups, e uma série de iniciativas para gerar e desenvolver novos negócios. Novos serviços para empresas e empreendedores também estão sendo implementados, fortalecendo ainda mais a conexão entre o ecossistema de inovação, a formação acadêmica e a inserção profissional nas empresas.
Para o superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, ancorar um modelo de educação em negócios ao ecossistema da inovação da Universidade contribui não só com a formação de profissionais com perfil mais inovador e empreendedor – foco da proposta acadêmica da PUCRS -, mas com a qualificação do próprio mercado, alinhada aos processos de Planejamento Estratégico da Escola e do Tecnopuc.
“Além de concretizar uma visão arrojada de ensino da PUCRS, esse movimento também responde à visão de futuro do Tecnopuc, que é de expansão de fronteiras numa atuação cada vez mais phigital e de geração de impacto em novos segmentos de negócios. Com o Tecnopuc Business, queremos ampliar e consolidar ainda mais a conexão entre a Universidade, as empresas, o poder público e a sociedade civil. Desta forma seguimos desbravando novas frentes de atuação, oferecendo experiências de classe mundial aos nossos estudantes, conectando desde o começo a formação acadêmica com a atuação profissional”, explica.
O Tecnopuc Business pretende somar a força e a tradição do Tecnopuc, que já apoiou o surgimento de mais de 900 startups e a transformação de mais de 250 organizações, entre elas multinacionais de grande porte, e da Escola de Negócios – que desde 1931 forma profissionais e empreendedores -, para oferecer ao mercado um modelo inovador de educação no mundo dos negócios.
O reitor da PUCRS, Irmão Evilázio, explica que a iniciativa se conecta a um movimento mais amplo da Universidade que visa ampliar e fortalecer o portfólio de serviços e formação em negócios.
“Queremos desenvolver líderes e empreendedores social e ambientalmente responsáveis, que sejam capazes de impactar positivamente o mundo dos negócios e a sociedade em geral. Não se trata apenas de formar para o mercado, mas formar quem seja capaz de transformar o próprio mercado. Ao mesmo tempo, queremos continuar colocando toda a nossa excelência à serviço de empresas e organizações, atuando no seu desenvolvimento com o que temos de melhor no nosso ecossistema”.
Uma das principais novidades em curso é a Agência Experiencial, uma estrutura criada para oferecer serviços para organizações de pequeno e médio porte, em que o estudante é protagonista na solução de problemas reais de empresas, colocando em prática o que ele aprende em todas as áreas de formação. Nesse modelo, todos ganham: a empresa se beneficia de soluções que ela necessita, sem custo, e o estudante aprende com casos reais e vivência prática, além de desenvolver seu portfólio de experiências profissionais e seu currículo desde o começo da vida acadêmica.
A Agência já está atendendo 34 empresas e envolvendo mais de 600 estudantes e professores. “A Agência é um dos exemplos de como ampliamos nosso apoio ao desenvolvimento de empresas, empreendedores, organizações e, ao mesmo tempo, geramos novos ambientes e oportunidades de aprendizagem, pesquisas, práticas para os estudantes e para quem deseja empreender, num modelo educacional realmente imersivo, em que o estudante vive o mercado no Campus da PUCRS”, detalha a decana associada da Escola de Negócios, Stefânia Ordovás de Almeida.
O novo modelo de educação em negócios é efeito de profundas mudanças curriculares e reconcepção de espaços de ensino e aprendizagem. Inspirada em modelos internacionais, a revisão dos currículos durou cerca de um ano de estudos, análises e cocriação com estudantes, egressos e representantes de mercado.
Também está previsto para este semestre a ampliação do portfólio de serviços para empresas e organizações. Neste eixo se destacam a oferta de cursos de educação corporativa totalmente customizados para as empresas e uma unidade de consultoria em negócios especializada em projetos que requeiram alto grau de capacitação técnica, experiência de consultores renomados e estado-da-arte de conhecimentos em gestão, economia e contabilidade e controladoria.
Com o Tecnopuc Business, a atuação do Parque em verticais estratégicas de mercado se amplia para as áreas de varejo e finanças. Nesse contexto, nascem os dois novos hubs de inovação com o DNA do Tecnopuc e da Escola de Negócios: o FINE, focado em soluções financeiras, e o Omni-X em omnicanalidade e experiência do consumidor. Com eles, o Tecnopuc passa a contar com nove Hubs, que atuam de forma colaborativa para promover a interação e a identificação de oportunidades de desenvolvimento e aceleração de negócios nas áreas de educação, agronegócio, alimentos, inteligência artificial, saúde, social e mobilidade.
“A estrutura dos hubs incorpora uma interação sistematizada entre o estado da arte do conhecimento acadêmico e a dinâmica de mercado em verticais específicas. Além da ativação específica dos mercados em que focam, os hubs FINE e Omni-x potencializam os resultados do ecossistema de inovação pela transversalidade de sua atuação. De forma orgânica e sem barreiras delimitadas entre os atores, é ativado um ambiente intenso de exploração de oportunidades focada no desenvolvimento efetivo de negócios inovadores”, destaca a Gestora de Operações do Tecnopuc, Flavia Fiorin.