Disciplina de Projeto Integrador I conecta experiências reais com a sala de aula.
As duas turmas de Projeto Integrador I, do curso de Administração da Escola de Negócios da PUCRS, realizaram uma atividade com o Centro Social Marista Aparecida das Águas, na Ilha Grande dos Marinheiros, instituição parceira da disciplina, orientado pela professora e coordenadora do curso de Administração, Ionara Rech. O Centro atende crianças de 6 a 15 anos em estado de vulnerabilidade econômica e social, no contraturno de suas aulas, e oferece oficinas em diversas áreas. Os estudantes da PUCRS puderam pensar em alternativas para a região e para as crianças e adolescentes da instituição. O projeto também se conecta com a pesquisa aplicada, Cap4City, coordenado pela Profa. Edimara Mezzomo Luciano do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da PUCRS.
Foram desenvolvidas duas oficinas: a primeira, chamada Leitura em Cena, com o objetivo de diminuir a defasagem na educação, causada principalmente pela pandemia do COVID-19. Atende a alunos de 6 a 11 anos por meio do estímulo à leitura e a encenação do livro em uma peça de teatro. A segunda, chamada de Mão na Massa, foi direcionada a alunos de 12 a 15 anos, com o objetivo de desenvolver habilidades de padaria e confeitaria, bem como competências empreendedoras. As atividades foram desenvolvidas a partir da identificação das necessidades e oportunidades identificadas pelos estudantes, por meio de pesquisas em dados secundários, visitas à Ilha e interação com os gestores.
Para o desenvolvimento das oficinas, os alunos pesquisaram outras iniciativas semelhantes ao redor do mundo, conversaram com especialistas nas áreas relacionadas (educadores, pedagogos, empreendedores e padeiros), criaram e validaram as propostas das oficinas, fizeram levantamento de recursos necessários para a realização, com respectivos orçamentos e perfil de profissionais necessários. Também desenvolveram nome, identidade visual e comunicação inicial do projeto para os públicos relacionados (crianças e potenciais patrocinadores). Para viabilizar financeiramente a realização das oficinas, os universitários buscaram potenciais patrocinadores, organizaram uma rifa e uma Vakinha Online. Com os recursos arrecados, comparam livros e materiais para as oficinas.
O projeto oportuniza a aplicação dos conhecimentos vistos ao longo do curso que se torna um diferencial no processo de formação dos estudantes. “Além dos aspectos técnicos de gestão, como planejamento e organização, são desenvolvidos também aspectos relacionados a conexão com a realidade da cidade que nos cerca, cidadania e softskills, como trabalho em equipe, liderança e autonomia” afirma Ionara.
Daniela Pilla, estudante que participou da atividade, relata que esta disciplina foi uma experiência muito rica.
“Um projeto sendo inovador, por começar do zero, nos desafiou a trabalhar em conjunto, dividir funções, nos comprometer com o colega e com a turma, desenvolver a liderança, obedecer a prazos e driblar as contingências, mas principalmente poder entregar algo de positivo e concreto a crianças tão carentes”, afirma ela.