Alunos e professores participam de diversas atividades para contribuir para que muitos empreendimentos se mantenham ativos
Em um momento de muitas incertezas no mundo, a pandemia forçou a mudanças e a adaptações em vários sentidos, tanto no pessoal como no profissional. O isolamento social, necessário neste momento, trouxe consequências econômicas globais muito sérias. As empresas estão enfrentando muitos desafios e dificuldades para se manterem vivas, buscando modos de se reinventar e sobreviverem a esta crise.
Segundo dados do Sebrae, o coronavírus mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, o que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente. Além disso, 77,7% das pequenas e médias Empresas tiveram impacto negativo em suas receitas com a pandemia, conforme aponta a pesquisa Panorama PMEs, feita em parceria por Resultados Digitais, Endeavor Brasil e PEGN.
Diante deste cenário, a Escola de Negócios promoveu algumas iniciativas desde o início da quarentena para auxiliar empresas e instituições a buscarem caminhos para superarem essas dificuldades momentâneas. Conheça algumas dessas ações:
Coordenado pelo professor da Escola Luis Humberto Villwock, o movimento Brothers in Arms – Voluntários contra a Covid-19 – é constituído por mulheres e homens imbuídos do sentimento de ajudar a sociedade gaúcha neste momento tão delicado. Diariamente, os voluntários do Brothers in Arms elaboram boletins atualizados com as carências e demandas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos hospitais e unidades de saúde de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul.
Em paralelo a esta atividade, os voluntários do Movimento junto com entidades filantrópicas, universidades e empresas atua também em outras frentes como: compra de materiais de EPIs, coleta e entrega de doações de equipamentos de proteção às unidades de saúde, manutenção de respiradores inoperantes, Impressão 3D de peças para protetores faciais, entre outras ações.
O Comitê Científico do Governo do Estado, para o acompanhamento multidisciplinar do combate à Pandemia, conta com a participação do professor Ely de Mattos. Este grupo multidisciplinar presta aconselhamento ao Governo do RS, que foca desde questões médicas até orientações gerais. Dentro deste Comitê, existe o Grupo de Trabalho Políticas Sociais e Educação que inclui os professores Ely de Mattos e Izete Bagolin, que trabalham de forma mais concentrada nestes temas, atendendo demandas pontuais como análise de dados ou proposição de ações.
A professora da Escola de Negócios e coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear), Naira Libermann, criou o desafio aos estudantes de ajudar pequenas empresas a rever seus empreendimentos para se adaptarem às mudanças ocorridas devido à pandemia. Atualmente, são 29 estudantes na disciplina de Planejamento de Negócios, trabalhando com seis pequenas empresas, utilizando a metodologia service learning, nas seguintes atividades empresariais: ótica, agência de comunicação, área de entretenimento e na área de alimentação.
Diversos pequenos negócios precisam de orientação para esse momento, tais como: rever custos, organizar a empresa, buscar fontes alternativas de receitas e formas inovadoras de operar. O auxílio dos estudantes é bem-vindo nesse momento.
Nesta disciplina de Planejamento de Negócios é ensinado previamente os estudantes de como se portar perante eventos adversos e, em contrapartida, estão auxiliando pequenas empresas na “saúde” de sua gestão. Desta maneira, os alunos irão aprender o real sentido do que seja empatia e entendimento de solução de problemas complexos e competências fundamentais para este milênio.
Empresas de pequeno a grande porte tem buscado atendimentos sobre renegociação e análise de fluxo de caixa para sobreviver em tempos de pandemia por meio de orientações da Escola de Negócios. Com a coordenação do professor Gustavo de Moraes e envolvimento voluntario de alunos de graduação e mestrado e ex-alunos, esses suportes técnicos foram realizados a empresas de vários segmentos: alimentação, educação, vestuário e transportadoras. “Nesse atendimentos, destacam-se duas empresas do setor de jogos educativos, que resolveram pela fusão mantendo a produção e até pensando em uma nova linha de produtos unindo o expertise de ambas”, destaca o professor.
Esse serviço de help desk tem como premissa estudar reposicionamento da linha de produtos, canais de comercialização, renegociação dos contratos com fornecedores e renegociação de contratos de imóveis.
O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves vem ofertando aos associados uma assessoria gratuita para ajudar a enxergar oportunidades, discutir estratégias e levantar informações. São encontros à distância, conduzidos pela professora da Escola de Negócios, Ana Cristina Schneider, e pelo economista Eduardo Santarossa, que também trabalha junto a equipe. Nestes atendimentos já realizados, as empresas pudem tirar dúvidas sobre a percepção sobre mercado e retomada, a eleição de canais de distribuição e as alternativas de e-commerce nacional e internacional.
O Laboratório de Experiências do Consumidor (Labex) lançou o Hub de Conteúdos para apoiar o varejo e a sociedade no período durante e pós crise da pandemia. Essa iniciativa é composta de um portal de conteúdo, um espaço para análise de experts e um estudo de mercado. O tripé é baseado na análise de fatores sociais, individuais/humanos e econômicos, que impactam o varejo e a sociedade.
A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos no comportamento de consumo decorrentes da pandemia do coronavírus, considerando as dimensões “individual”, “social” e “econômica”, no curto, médio e longo prazos.
A Escola de Negócios busca alunos voluntários para o programa SOS-PME da UFRGS. A força-tarefa nasceu a partir do cenário econômico que reflete os impactos da Covid-19, com fechamento do comércio, economia em lockdown, e empresas buscando alternativas para enfrentar as consequências disso. Até o momento, 125 empresas estão inscritas, 227 voluntários envolvidos na iniciativa e 70 empresas atendidas. A média de atendimento para cada empresa é de duas semanas.
A ação conta com professores da Escola de Administração da UFRGS, com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA) e do Parque Científico e Tecnológico Zenit da UFRGS. A PUCRS se organiza para tornar-se um hub da ação, por meio da Escola de Negócios e do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc).
Com o intuito de trazer conteúdo com temas que orientam empresas a agirem, principalmente neste momento de pandemia, desde o dia 3 de abril, a Escola transmite a Live de Negócios. Toda sexta-feira, às 18h30, um convidado diferente com a participação de professores da casa conversa temáticas da atualidade, trazendo e debatendo dicas e orientações que auxiliem nossos alunos, empresários e comunidade em geral. A live é transmitida por meio do Facebook da Escola de Negócios da PUCRS.
O podcast Conversa de Fundamento nasceu da ideia de levar até os ouvintes os debates sobre o que existe de mais moderno e instigante no mundo da economia e dos negócios. Lançado em 2019, os temas dos episódios do podcast da Escola de Negócios dialogam com outras áreas do conhecimento, como cultura, inovação, comportamento e outros. Os bate-papos, conduzidos pelo professor Ely de Mattos, contam a presença dos docentes Lelis Balestrin Espartel, Stefania Almeida e Osmar de Souza.
Desde o início da pandemia, os episódios envolveram temas diversos relacionados a crise e à situação atual como investimentos, auxílio a empresas, gestão de trabalho e vida privada, etc. Todas as quintas-feiras, o público pode ouvir um assunto novo, nas principais plataformas de streaming, como: Spotify, Deezer, Apple Podcast e Soundcloud. As sugestões de tema podem ser enviadas pelo Facebook da Escola de Negócios.