Professor e aluno da Escola de Negócios, Jorge Luis Tonetto, está cursando parte de seu doutorado no exterior
Professor da Escola de Negócios e, atualmente, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento, Jorge Luis Tonetto, está realizando parte de sua formação na Espanha. O trabalho que Tonetto está desenvolvendo se concentra em inovações realizadas pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ-RS), no período em que atuou como Secretário de Estado da Fazenda Adjunto. A pesquisa avalia o impacto de programas como o Devolve-ICMS na vida das pessoas beneficiadas, de baixa renda. Os orientadores do doutorando são Adelar Fochezatto (PUCRS) e o Josep Miquel Pique (LaSalle), atual Presidente da Triple Helix.
O programa Devolve-ICMS foi apresentado na Conferência de Triple Helix, em Barcelona, na Universidade La Salle – Ramon Llull, onde Tonetto pôde apoiar algumas ações de organização e execução. Neste ano, 300 universidades participaram do evento, resultando em mais de 60 países. Além de ter sido palestrante em um dos painéis, foi mediador em outros três , o que possibilitou que ele atuasse como interlocutor a países como a China, Nigéria, Estônia e Suécia.
“Minha rotina é participar de atividades que acontecem nos ambientes de inovação, como o Outreach Startup Brazil, produzido pelo Consulado de Barcelona e pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). […] O dia a dia ocorre no Instituto de Internet das Coisas da Catalunha. Aqui somos cerca de 120 ou mais pesquisadores divididos em áreas, mas com muita interação.” conta o doutorando.
Tonetto afirma que a conexão é a parte mais importante da experiência, além da oportunidade de poder se dedicar a aprender ainda mais:
“Hoje me sinto um cidadão conectado no mundo. Consigo praticar ao menos 4 línguas diariamente, às vezes 5 e logo, creio eu, que 6. Isso me permite acessar interpretações diferentes do que eu conheci e vivi no cotidiano, tanto na ciência, como na cultura e na arte. […] Minha rede cresceu exponencialmente.” disse Tonetto.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS (PPGE-PUCRS), Augusto Alvim, é muito importante que estudantes de mestrado e doutorado tenham a vivência de cursar um período no exterior:
“Uma das oportunidades mais produtivas para a formação do doutorando é o sanduíche, pois permite ao acadêmico ter contato com pesquisadores de outras universidades, vivenciar o cotidiano de pesquisa em centros de excelência, participar de cursos e disciplinas e ampliar significativamente a rede de contatos. No caso específico do Tonetto, destaco que o período de doutoramento no exterior tem o respaldo de um excelente coorientador (Josep Miquel Pique) que possui vínculos fortes inclusive com o desenvolvimento regional do nosso estado.” afirma Alvim.