Confira algumas das ações que marcaram um ano atípico, mas repleto de resultados e entregas à comunidade
O ano de 2020 ganhou contornos inesperados e mesmo diante de uma pandemia global decorrente da Covid-19, a Universidade se manteve firme em seus objetivos. Deu respostas ágeis e assertivas em um cenário de grandes desafios, contribuiu com o enfrentamento da doença com inúmeras iniciativas e, além disso, manteve uma ampla programação cultural e pedagógica e iniciativas solidárias de alto impacto social.
“No ano que passou a PUCRS teve o melhor de cada pessoa envolvida no seu funcionamento e deu o melhor de si para gerar desenvolvimento, inovação, pesquisa de ponta, impacto social e manter a reconhecida qualidade que forma mais que profissionais de excelência, mas cidadãos comprometidos com a transformação da sociedade”, ressalta o reitor, Ir. Evilázio Teixeira.
Cinco dias após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Porto Alegre a Universidade suspendeu as aulas presenciais e começou a transição para o início das aulas no modelo emergencial remoto, que iniciaram no dia 19 de março. Em poucos dias, foi realizada a formação do corpo docente, implementação da equipe de Mediação Online e aquisição de recursos tecnológicos necessários.
Neste período, o PUC Carreiras teve uma atuação relevante e presente no dia a dia da comunidade acadêmica. Mais de 5,5 mil estagiários foram contratados e mais de 1,9 mil alunos contaram com consultoria de carreira. Em torno de 40% da base de alunos matriculados pode contar com algum subsídio da Universidade: créditos educativos, bolsas de instituições e empresas, descontos, convênios, além do PROUNI.
Leia também: Aulas remotas planejadas têm como força motriz a qualidade acadêmica dos professores
Ao longo do ano, entre as iniciativas no enfrentamento da pandemia, a Universidade produziu e doou mais de 17,5 mil protetores faciais a mais de 130 instituições, criou uma força-tarefa multidisciplinar com ampla mobilização de pesquisadores, produziu cartilhas orientativas em diversas áreas do conhecimento, participou dos testes clínicos para o desenvolvimento de uma possível vacina e desenvolveu testes para detecção da Covid-19 a baixo custo. Além disso, representantes de diferentes áreas do conhecimento integram o Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento da Pandemia no RS.
A iniciativa Porto Alegre contra a Fome, lançada em outubro, idealizada pela PUCRS e articulada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, vem buscando fomentar boas práticas no combate à fome, evitando o desperdício de alimentos na Capital gaúcha por meio de políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.
“Temos um posicionamento estratégico claro de Inovação e Desenvolvimento e reforçamos o compromisso de que tudo que fazemos na PUCRS deve impactar no desenvolvimento social, ambiental, científico, cultural e econômico da sociedade”, destaca o reitor.
Leia também:
Porto Alegre contra a fome e o desperdício de alimentos
Força-tarefa multidisciplinar da PUCRS é formada contra a Covid-19
Com foco em manter o bem-estar da comunidade e valorizar a classe artística, o Instituto de Cultura realizou, até o início de dezembro, 117 ações de música, literatura e outras artes, envolvendo mais de 161 artistas. A PUCRS se tornou um verdadeiro polo cultural do Estado, dando espaço e voz para todos os tipos de arte e fortalecendo a cena artística regional e nacional.
As séries Ato Criativo, Live de Cabeceira, Ensaios de Morar, Ateliê PUCRS Cultura, Livros para salvar do fogo, Cem Anos de Clarice e No Meu Canto tiveram mais de 143 mil visualizações. Em 2020, a honraria Mérito Cultural PUCRS foi entregue ao ator Lima Duarte, que transformou a sua vida numa trajetória de defesa da cultura, enquanto instrumento de humanização e educação.
Leia também: No Dia Nacional do Ator, Mérito Cultural é entregue a Lima Duarte
Apesar de todos os desafios, em 2020 a PUCRS alcançou os mais altos standards de excelência em pesquisa e realizou importantes avanços na promoção da internacionalização, firmando sua atuação de destaque como uma universidade de classe mundial e uma das melhores da América Latina.
Com 10 convênios internacionais em 35 países, 104 universidades em 23 países com acordos de mobilidade acadêmica e quatro cursos de graduação com dupla titulação, a Universidade mostra cada vez mais sua relevância. Índices de avaliação nacionais e internacionais atestam a qualidade e excelência dessas práticas. Confira alguns dos reconhecimentos que recebemos nesse ano:
Times Higher Education (THE):
Quacquarelli Symonds (QS):
MEC:
Cientes dos desafios dessa área que passou a ser ainda mais relevante à população em 2020, a PUCRS se dedicou ao fortalecimento de suas estruturas voltadas à saúde e bem-estar, renovando o compromisso com uma cultura do cuidado e da promoção da vida. Entre as realizações:
Campus da Saúde: idealizado para promover o cuidado integral com a vida, a Universidade lançou um ecossistema completo de saúde e bem-estar, da prevenção à reabilitação, conectando inúmeros serviços, especialidades, profissionais e pesquisadores a estruturas de assistência, pesquisa, ensino e inovação.
Reposicionamento do Hospital São Lucas: com parcerias estratégias, foi iniciado um amplo movimento de reposicionamento do hospital, que direciona seus esforços para o atendimento de novas e crescentes demandas decorrentes do envelhecimento da população.
Instituto do Cérebro do RS: foi concluído o processo de ampliação do Instituto, reconhecido internacionalmente como referência em pesquisa de ponta e assistência na área, contemplando novos exames, a produção de radiofármacos e potencializando sua atuação.
Parque Esportivo: com um consolidado modelo de atuação pautado em parcerias estratégicas, recebeu uma ampla reforma estrutural o coloca como um dos complexos esportivos mais avançados da América Latina.
Centro de Extensão Universitária Vila Fátima: no Centro que atua há mais de 40 anos no bairro Bom Jesus, em colaboração com a Prefeitura Municipal, a PUCRS ampliou os serviços para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social e formação de profissionais da área da saúde.
Leia também: Campus da Saúde: a vida no centro de tudo
Para encerrar o ano, no dia oito de dezembro, Ir. Evilázio Teixeira foi reconduzido ao cargo de reitor para o próximo quadriênio, de 2021 a 2024. A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal da PUCRS no Youtube, também nomeou Ir. Manuir Mentges, então pró-reitor de Graduação e Educação Continuada, como vice-reitor.
O evento Celebrar em Comunidade foi marcado por um balanço da gestão anterior, mensagens e lembranças da gestão e do ano que passou e contou com a participação do Coral da PUCRS, que apresentou a gravação da música Anunciação, de Alceu Valença, canção que exaltou a ideia de reconstruir a esperança e criar novos futuros. O pronunciamento final e bênção foram proferidos pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre e chanceler da PUCRS, Dom Jaime Spengler.
Saiba mais: Nova gestão da PUCRS toma posse em ato solene durante evento de final de ano