Internacionalização de Negócios
A Certificação em Internacionalização de Negócios oportunizará ao aluno aprendizado para conhecer o ambiente internacional de negócios; analisar o cenário global considerando os riscos econômicos, culturais e políticos; desenvolver competências para gerar relacionamentos profícuos entre as empresas; identificar oportunidades no mercado internacional para a expansão dos negócios; elaborar cenários a partir da análise da conjuntura internacional.
O curso oportunizará que o aluno obtenha conhecimentos para:
- Conhecer o ambiente internacional de negócios;
- Analisar o cenário global considerando os riscos econômicos, culturais e políticos;
- Desenvolver competências para gerar relacionamentos profícuos entre as empresas;
- Identificar oportunidades no mercado internacional para a expansão dos negócios;
- Elaborar cenários a partir da análise da conjuntura internacional.
Público-alvo: alunos e diplomados de qualquer área que tenham interesse pelo tema.
Créditos obrigatórios: 12
Créditos oferecidos: 20
Disciplina obrigatória
Codicred |
Nome da disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Oferta |
Turno |
254HZ-02 |
Internacionalização de Empresas
Processo de internacionalização das empresas, cenários e diferentes estratégias que permitam a melhor gestão do ambiente interno a empresa frente aos desafios do ambiente externo.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã ou noite |
|
Total
|
2 créditos
|
30 horas
|
|
|
Disciplinas optativas
Codicred |
Nome da disciplina |
Créditos |
Carga horária |
Oferta |
Turno |
254GT-02 |
Relações Internacionais
Introdução à Disciplina de Relações Internacionais. História das relações internacionais. A tipologia dos atores internacionais. O sistema internacional. Blocos econômicos. Os livros clássicos de Relações Internacionais. A Diplomacia. O meio internacional e a Globalização. Discussões recentes acerca da disciplina. Espaços de atuação em Relações Internacionais. As Relações Internacionais no Brasil.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Noite |
254HD-02 |
Diplomacia e Negociação
Caracterização da diplomacia. Compreensão da diplomacia contemporânea. A manobra diplomática. A negociação diplomática, nas relações bilaterais e multilaterais. Alianças e parcerias internacionais. Reflexão sobre as diferenças culturais e as formas de negociação. Compreensão das ferramentas auxiliares de negociação em diferentes ambientes.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Noite |
254HF-02 |
Política Externa Brasileira
Propõe a análise do processo de definição da Política Externa Brasileira, ressaltando-se os aspectos políticos – mais que históricos – de sua formulação. A evolução e desenvolvimento da Política Externa Brasileira desde Rio Branco e a americanização da Política Externa. O processo de universalização através da Política Externa Independente e do Pragmatismo. Uma análise da Política Externa Brasileira no período de governos militares. A inserção internacional após a Nova República. A Política Externa Brasileira nos governos Collor e FHC. A mudança de postura no governo Lula. Governos atuais continuidade ou não? Possibilidades e limites atuais da inserção internacional do Brasil.
|
2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Noite |
94119-04 |
Marketing Global e Inteligência de Mercado
Ambiente do mercado global dinâmico. Identificação de oportunidades a serem exploradas e antecipação de tendências. Pesquisa, análise e aplicação de informações estratégicas sobre mercado de atuação. Estratégias de marketing global. Plano de marketing internacional.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Noite |
94112-04 |
Direito Internacional
As relações internacionais sob o ponto de vista público e privado. Características da sociedade internacional. Os sujeitos de direito internacional e suas relações interestatais. Desenvolvimento e perspectivas do direito internacional público e privado moderno. Atuação dos Estados nas relações internacionais e no atual contexto de globalização. Contratos internacionais: características e conteúdos. Soluções de controvérsias.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Noite |
2514M-04 |
Economia Internacional
Investigação sobre os fundamentos necessários para a análise dos impactos econômicos da inserção da economia brasileira no mercado internacional de bens e serviços. Descrição das Teorias do comércio internacional e do processo de abertura comercial nos países em desenvolvimento. Compreensão das relações econômicas internacionais por meio do estudo de instrumentos como balanço de pagamentos e taxa de câmbio, e dos fluxos financeiros internacionais.
|
4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Manhã ou noite |
|
Total
|
18 créditos
|
270 horas
|
|
|
Como se inscrever
Alunos PUCRS
No portal de matrículas, o aluno deverá procurar o conjunto Certificações de Estudos e selecionar as disciplinas para compor a sua grade de horários. As inscrições acontecem durante o período de matrículas.
Público geral
Alunos de pós-graduação da PUCRS,
alumni e diplomados de outras instituições também podem se inscrever. A inscrição deve ser realizada na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do campus, e está condicionada à disponibilidade de vagas.
Conheça as Certificações de Estudos da PUCRS
Ao cursar disciplinas que compõem uma certificação de estudos, você tem a possibilidade de aprender novos conhecimentos de áreas diferentes e se preparar para novos mercados e desafios profissionais do futuro. Ao final da graduação você será bacharel ou licenciado no seu curso com certificação de estudos na área que desejar. As certificações de estudos compõem a Trajetória Acadêmica Aberta proposta a partir do movimento PUCRS 360°.
Conheça todas as Certificações de Estudos oferecidas pelas escolas da PUCRS, escolha as opções disponíveis no processo de matrícula e complemente a sua formação.