254CF-02 |
Formação do Empreendedor
Compreensão dos conceitos: empreendedorismo e empreendedor, empreendimento e empresa. Análise do contexto do empreendedorismo e da inovação. Caracterização do perfil empreendedor: motivação e liderança. Visão sobre a prática empreendedora e as ferramentas úteis ao empreendedor. Modelagem de Negócios: estudo das suas etapas, processos e elaboração.
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4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Manhã |
254CG-02 |
Criatividade
Importância e significado da inovação criativa para a sociedade e para o seu desenvolvimento pessoal. Técnicas estimuladoras do pensamento criativo. Fatores incentivadores e inibidores da criatividade.
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4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Manhã |
254ET-04 |
Laboratório – Mercado e Modelagem de Negócios
Pesquisa de Mercado. Análise do ambiente de modelo de negócios (contexto, direcionadores e restrições), planejamento e elaboração de modelo de negócio. Estudo de diferentes modelos de negócio já existentes e avaliação de modelos de negócio.
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4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Manhã |
254JP-04 |
Laboratório – Prototipagem, Validação e Aceitação
Prototipagem de conceitos e aceitação de ideias por meio de feedback de usuários. Testagem e validação das principais premissas de modelos de negócio na prática. Aplicação do ciclo Construir-Medir-Aprender, base do conceito da startup enxuta, com a utilização da construção de experimentos ou Produtos Mínimos Viáveis. Construção de hipóteses, definição de métricas para a validação de hipóteses, aplicação de testes para a validação das hipóteses, análise e apresentação de resultados. Fundamentos, conceituação e ferramentas para a prototipagem virtual, simulações e fabricação digital. Prototipagem rápida. Prototipagem de modelos de negócios e de serviços. Validação dos modelos de negócios a partir de um protótipo mais avançado.
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2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã/Noite |
254FD-04 |
Laboratório – Inserção
Conceitos e princípios de negociação. O processo de negociação. Perspectiva sistêmica e modelo integrado de negociação. Variáveis básicas da negociação. Características e habilidades do negociador. Relações Interpessoais e a importância da comunicação para a negociação. Negociação empresarial. Ética na negociação. Negociação internacional.
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2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã/Noite |
254FT-02 |
Negociação e Conflitos
As fontes de conflitos nas organizações. A forma como os conflitos são percebidos e sentidos pelas pessoas. Estratégias adotadas para a administração dos conflitos. A negociação como uma estratégia colaborativa para a administração dos conflitos. Proteção do relacionamento durante o processo de negociação. Identificação dos reais interesses das partes envolvidas na negociação. Uso da criatividade para a geração de alternativas para obtenção de acordos. Adoção de critérios objetivos para o fechamento dos acordos na negociação. Superação das oposições da outra parte envolvida. Identificação das táticas traiçoeiras e truques na negociação.
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4 |
60 |
1º e 2º semestre |
Manhã |
254PL-04 |
Projeto Desafios: Inovação e Impacto Social
Disciplina que oportuniza a interação de estudantes de diferentes áreas do conhecimento com ensino e aprendizagem baseados em desafios temáticos (e.g. qualidade de vida, mobilidade, inovação tecnológica). Reflexão e construção de propostas de soluções para problemas locais contextualizados em âmbito global. Exercícios de empatia, de colaboração, de trabalho em equipe, de comunicação, de criatividade e de solução de problemas, utilizando metodologias ativas e abordagens como o Design Thinking.
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2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Noite |
254AK-02 |
Gestão da Inovação
Estratégia e cultura para a inovação. Processo de gestão da inovação. Gestão do conhecimento e capital humano para inovação. Ativos intangíveis, propriedade intelectual e formas de transferência de tecnologia. Ferramentas para a gestão da inovação. Gestão de portfólio de projetos inovadores. Indicadores de inovação e gestão da inovação. Estruturação de projetos para captação de recursos de fomento.
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2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã/Noite |
254EQ |
Laboratório Expansão
Expansão e diversificação de mercado. Estágios de crescimento dos negócios. Elaboração do planejamento estratégico para o crescimento dos negócios. Investigação das dificuldades e potencialidades das diferenças culturais em ambientes empresariais, sociais e culturais (problemática das diferenças, convívio com as diferenças, potenciais das diferenças, ressignificação da diferença). Choque cultural. Gestão de relacionamento (interpessoais e profissionais) em ambientes interculturais. Comunicação intercultural (processos psicológicos e info-comunicacionais).
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2 |
30 |
1º e 2º semestre |
Manhã |
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Total
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22 créditos
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330 horas
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