Estudantes da Universidade desenvolveram soluções para a sociedade híbrida e hiperconectada
A Maratona de Inovação PUCRS 2021 (MIP) inspirou alunos e alunas da Universidade a pensarem soluções para a sociedade híbrida e hiperconectada. Com o tema Uma nova era se inicia: ressignificados da vida em sociedade, a MIP reuniu mais de 180 estudantes para pensar de forma interdisciplinar sobre os desafios nas áreas de Educação e Comunicação e Saúde e Bem-Estar.
Promovida pelas sete Escolas da Universidade, pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e pelo Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear), a MIP aconteceu entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro, de forma online.
Coordenadora acadêmica do Idear, a professora Ana Cecília Bisso Nunes destacou o engajamento de alunos e alunas durante a Maratona. “Tivemos estudantes de mais de 20 cursos diferentes, de todas as Escolas, trabalhando em grupos interdisciplinares por cerca de dez dias e apresentando projetos inovadores para tornar o mundo melhor. Foram mais de 2.600 reproduções nos conteúdos e mais de 300 horas de consumo de vídeos. Então, com certeza, foram dias de muito trabalho e aprendizado”, comentou.
Rafael Chanin, líder do Tecnopuc Startups, ressaltou a importância de iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a inovação.
“Os negócios não nascem milionários, eles nascem locais. E, muitas vezes, a partir de ideias que surgem dentro das salas de aula. É muito bom ver ações como a MIP se consolidando dentro da Universidade e sendo uma grande oportunidade para nossa comunidade experimentar o empreendedorismo e desenvolver negócios”.
Mais de 50 mentores auxiliaram os estudantes no desenvolvimento das ideias, que foram avaliadas por uma banca composta por dez professores e professoras da Universidade. Os projetos finalistas também concorreram nas categorias de Voto Popular e Prêmio AGES, oferecido pela Agência Experimental de Engenharia de Software da PUCRS para o desenvolvimento de aplicativos.
1º destaque: Meu mundo azul – Premiado AGES
A iniciativa é uma plataforma que auxilia no diagnóstico de autismo. A ideia é que a ferramenta conecte pacientes com médicos e especialistas da área e ofereça um serviço que seja uma rede de apoio para pacientes autistas.
O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Alice Kilppe Felizardo, Ana Carolina Gerber Monteiro, Bruna Prebianca Magalhães, Bruna Tkatch Pereira, Catharina Fanti Stringhini, Eduarda Kotlinsky Weber, Isabela Botta Becker, Isadora Krob, Julia Maria Lasevicius Perisse, Letícia Danzmann e pelo aluno Rodrigo da Rosa. “Todo mundo queria fazer um projeto que melhorasse a qualidade de vida da sociedade. Começamos um brainstorm e votamos nas ideias mais legais. Por fim, ficamos com a ideia final de agilizar e auxiliar no diagnóstico de crianças autistas a partir do uso da tecnologia”, explica o grupo.
Para os integrantes, trabalhar com pessoas de outros cursos e rotinas foi um dos desafios que tiveram que enfrentar. “Precisávamos entender o outro, confiar no comprometimento de alguém que acabamos de conhecer e organizar nosso tempo de forma muito inteligente para que todos trabalhassem juntos. Foi um verdadeiro desafio. Com certeza, nosso aprendizado foi que a parceria pode nos levar muito longe”, completa o grupo.
2º destaque: Sasha (Remendados) – Vencedor na categoria Voto Popular
O Sasha (Remendados) é um aplicativo de múltiplas funções que auxilia estudantes no nível de concentração e preservação da saúde mental e física no modelo de ensino híbrido. O time é formado pelos estudantes Alina Silva Fernandes, Ana Luiza da Silva Villwock, Candida Motta Ribeiro, Ellynton da Silva Tabajara, Gabriela Leite Schiavi Rodrigues, Guilherme Romanini Kuticoski, Lucas Yugi Kumagai, Matheus Barcellos Bofilln e Yolanda Aquino de Souza.
De acordo com o grupo, o projeto surgiu da percepção dos integrantes em relação às dificuldades dos universitários. “Principalmente em uma quarentena, levando em consideração o físico e psicológico de cada integrante e algum outro conhecido que está fazendo graduação. Felizmente, conseguimos todos concordar sobre a temática e sua importância, e então, decidimos desenvolver uma assistente virtual para auxiliar os estudantes”, explicam.
Os alunos ainda ressaltam a importância de participar da Maratona e estar conectados com os alunos de outros cursos. “Foi uma experiência incrível, além de possibilitar uma discussão sobre uma temática tão relevante e trazer uma visibilidade maior para tal situação que vivemos diariamente”, finaliza Ana Luiza, representante do grupo.
1º destaque: Autis – Premiado AGES
Quem garantiu o primeiro lugar foi o grupo Autis. Os estudantes tiveram a ideia de desenvolver um aplicativo para auxiliar os professores na inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação pública. Segundo eles, o objetivo do projeto é facilitar a identificação de manifestações do TEA no aluno e de suas necessidades, e possibilitar uma rede de contato com outros professores, e o compartilhamento dessas experiências. “É a criação de uma rede entre eles, os pais e a escola, assim, estimulando um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. Além de preparar os responsáveis em sala de aula e assim oportunizar um melhor relacionamento entre eles e impulsionar o conhecimento desses alunos a partir de uma metodologia personalizada”, explica a estudante do curso de nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e integrante do grupo, Paloma Cogo.
Além de Paloma, integraram a equipe Ana Carolina Reolão Stobbe, Ana Julia Schmidt Schwalm, André Vieira da Costa, Bárbara Imhoff, Laura Menestrino Prestes, Maria Paula Neiman, Matheus Luiz Antunes Trevizan, Nathally Taylor Reis e Vitória Goulart Vargas.
2º destaque: Umore
O segundo lugar da categoria Educação e Comunicação foi para o grupo Umore. Para auxiliar na comunicação online entre professores e alunos, a equipe teve a ideia de criar um aplicativo para plataformas de reuniões na qual eles podem comunicar aos professores de maneira prática e privada como estão se sentindo no dia e se querem participar ativamente da aula. “O objetivo do projeto é criar um ambiente de sala de aula online mais convidativo para os alunos que não se sentem tão à vontade neste formato. Com o Umore, os participantes também podem escolher não serem filmados durante as aulas, permitindo, assim, que mantenham sua privacidade”, ressalta a estudante do curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos e integrante do grupo, Laura Ribas
Os outros integrantes foram Andréia Ruthner Kerber, Gabriela Tedesco de Souza, Isabela Weingärtner Welter, Maitê Griebeler Dal Soglio, Marciele Madruga Machado, Maria Fernanda Koschewitz Luchsinger, Natália dos Santos Borba, Silvia Etchalus de Macedo, Tassiane Carneiro Costeira e Vinicius Glevander Rodrigues.
3º destaque: Kinderact – Vencedor na categoria Voto Popular
O prêmio de terceiro lugar foi para o grupo KinderAct, uma plataforma de comunicação e informação que visa a abordagem do tema da diversidade no âmbito escolar e familiar, a partir dos professores e pais do público infantil de séries iniciais (1º ano ao 5º ano). A plataforma busca estabelecer maior contato e fluidez entre a comunidade escolar visando uma formação completa e inclusiva dos alunos. “Escolhemos a educação das crianças como tema do nosso negócio por conta do contexto do isolamento social e da interrupção das aulas a partir de março de 2020”, destaca Vitória Richetti, aluna da Escola de Direito e integrante do grupo.
A equipe ainda contou com os estudantes Gustavo Lorenset Benedetti, Guylherme Ferreira Alves, Hannah Artemis Neumann Wolmeister, Henrique Freire Zaffari, Larissa Biancamano Meira, Lorenzo Maciel Rivero, Maria Eduarda Bastos de Brito, Milena Monticelli Giongo, Rafael Vanny Bento e Yasmin Foerster Contini.
A MIP é uma iniciativa promovida pelas sete escolas da Universidade, pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e pelo Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear). Por meio da reflexão e investigação dos desafios, os estudantes são estimulados a encontrar problemas que inspirem e motivem a criação de soluções, ampliando o autoconhecimento, o pensamento colaborativo, o trabalho em equipe e o aprendizado sobre o processo de geração de ideias.
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