O trabalho analisou o consumo de alimentos entre beneficiários do Bolsa-Família
O aluno da Escola de Negócios da PUCRS, Lorenzo Bianchi, conquistou o primeiro lugar no 32º Prêmio Corecon-RS com a monografia que analisou o consumo de alimentos entre beneficiários do Programa Bolsa-Família. O trabalho de conclusão de curso foi orientado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento, Marco Túlio Franca. O concurso promovido pelo Conselho Regional de Economia estimula graduados em economia a desenvolver pesquisas e estudos em suas áreas de especialização. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 13 de dezembro no Hotel Continental. O estudante recebeu uma placa condecorativa e a oportunidade de concorrer ao Prêmio Brasil Economia.
A combinação entre a complexidade do assunto e a visibilidade decorrente do seu fator social foi o que motivou o aluno de economia da PUCRS a adotar a temática como objeto de estudo nos últimos dois anos. De acordo com Bianchi, analisar as demandas de consumo alimentar dos beneficiários do programa Bolsa-Família foi desafiador do ponto de vista acadêmico. “Foi preciso adotar um viés microeconômico, modelo pouco trabalhado por outros autores. É uma proposta nova”, enfatiza.
Ao longo da pesquisa, o estudante conseguiu comprovar a hipótese de que a diversificação alimentar é diretamente proporcional a renda, ou seja, uma família com melhores condições financeiras será capaz de garantir a presença de mais grupos alimentares na mesa. A partir do momento em que o benefício é introduzido no orçamento familiar, a qualidade nutricional daquilo que é consumido se eleva. “O aprendizado acumulado foi gratificante. O recebimento do prêmio mostra que consegui atingir meus objetivos dentro do projeto”, analisa.
Estar imerso em um ambiente multidisciplinar, com fácil acesso a profissionais especializados e estruturas de pesquisa foi fundamental para o sucesso do estudo. “A PUCRS influenciou na escolha do tema por meio das disciplinas que cursei, possibilitando o convívio e a troca com especialistas na área, além de me oportunizar aprendizado prático”, comenta. De acordo com o aluno, elaborar um trabalho de conclusão de curso em um Campus completo torna o processo mais leve e dinâmico.
A experiência foi acompanhada pelo orientador Marco Túlio Franca. Para Bianchi, a atuação do professor foi decisiva para que todas as possibilidades fossem exploradas. “O professor exerceu um papel muito importante ao longo da realização da monografia. Ele sempre recebeu bem as minhas dúvidas e conflitos de ideias, além de saber empregar um olhar crítico”, frisa. Segundo o professor, a primeira colocação representa o reconhecimento externo da dedicação de Lorenzo. “A iniciativa é uma forma de valorizar a trajetória acadêmica dos participantes e impulsioná-los a traçar novos caminhos acadêmicos”, aponta.
O Conselho Regional de Economia concede anualmente o Prêmio Corecon para monografias, artigos técnicos ou científicos e dissertações de mestrado. O objetivo é incentivar estudantes e profissionais da Economia a seguirem desenvolvendo estudos no campo e gerar conhecimento.