Evento ocorre entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, com programação online e ecopontos
De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), as medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia de Covid-19 geraram no Brasil um aumento de 15% a 25% na quantidade lixo residencial. Para debater temas como o descarte adequado de resíduos, ações sustentáveis, impacto social e educação ambiental, a Semana do Lixo Zero acontece entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro em diversas cidades do País.
Embaixadora do Instituto Lixo Zero Porto Alegre, Thays do Nascimento, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da PUCRS, é uma das organizadoras da atividade na Capital. “É importante termos ações que incentivem um comportamento pró-ambiental e que mostram o valor dos resíduos, que são uma fonte de renda para quem trabalha com coleta e reciclagem. Além disso, existem muitos benefícios em se viver em uma cidade onde se realiza uma boa gestão de resíduos”, destaca.
As atividades da Semana do Lixo Zero são gratuitas e a programação em Porto Alegre completa pode ser conferida neste link.
A startup Descarta Fácil, idealizada por Thays do Nascimento, foi uma das dez finalistas da edição deste ano do Startup Garagem, Programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A plataforma busca simplificar o descarte dos resíduos residenciais, expandir o conhecimento da população sobre o tema e a ampliar a conexão entre cidadãos, cooperativas e empresas.
Além de Thays, a equipe da Descarta Fácil é composta pelas estudantes Manoela Radtke, mestranda em Administração da Escola de Negócios, e Natália Peixoto, doutoranda em Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.