Confira as sugestões do professor Francisco Lemos para melhorar seu desempenho nas plataformas digitais
Se você não sabe muito sobre engajamento, métricas, alcance e outras técnicas utilizadas para ter mais visibilidade nos ambientes digitais ou se quer aprofundar o conhecimento na área, este conteúdo é para você. O professor Francisco Lemos, dos cursos de extensão em Instagram e Google Analytics para Negócios preparou algumas dicas valiosas sobre práticas simples que podem te ajudar muito.
Os dois cursos tem conteúdos programáticos sobre técnicas de marketing digital com o uso de algumas das principais ferramentas digitais focadas em ajudar a criar ou expandir seus negócios. Inscreva-se nos cursos de Instagram ou Google Analytics e comece a migrar ideias do papel para o digital. Confira as dicas do especialista:
Além de poder gerar problemas para sua marca, comprar seguidores ainda mascara seus resultados. Ao fazer isso a tendência é que contas falsas sigam seu perfil, baixando o engajamento e, consequentemente, a relevância.
Muitas pessoas “famosas” têm milhares de seguidores, mas pouquíssimas curtidas, comentários e interações em geral. Isso é um dos resultados da compra de seguidores, por exemplo.
Planejar o que você quer alcançar, qual o público com quem deseja se relacionar e o propósito da sua marca ajudará a organizar o seu cronograma de postagens, definir estilo e linguagem, entre outros.
O Instagram, assim como outras redes, tem o estúdio de criação. Ele te ajuda a programar as postagens e visualizar melhor como ficará o seu feed. Crie conteúdo que complemente sua estratégia de base.
Se você tem uma loja virtual ou presta serviço, não poste somente conteúdos relacionados a vendas ou captação. Insira materiais gratuitos que ajudem as pessoas e que mostrem a relevância do seu serviço para a vida delas.
Caso você tenha um mercado, por exemplo, que tal disponibilizar conteúdos com dicas de receitas, decoração ou utensílios úteis?
As plataformas digitais estão sempre inovando e criando novas funcionalidades para incentivar que usuários e usuárias passem cada vez mais tempo utilizando seus serviços. Sabe aqueles gifs, figurinhas ou filtros que você AMA? Pois é, eles foram pensados exatamente para que você interaja.
Fique atento aos lançamentos e como você pode aproveitar o que está “bombando” no momento, como memes e coisas engraçadas, para se conectar com seu público.
Não existe uma fórmula mágica para saber quantos posts você deve fazer. Recomenda-se que haja publicações de duas a três vezes por semana, mas isso pode variar. Depende muito da sua necessidade e do comportamento de quem acompanha a sua conta.
Faça testes, escute o que a sua audiência diz e compare o que funciona melhor para a sua marca. Algumas coisas que ajudam: inserir hashtags, localização, marcar parceiros nas fotos e incluir chamadas para ação, incentivando que as pessoas curtam, compartilhem e comentem.