Sheila é Bacharel em Ciência (diploma honorário) em Física Aplicada pela Universidade de Strathclyde. Após obter o diploma, ela continuou na Strathclyde para fazer um doutorado no grupo de Fotofísica do Departamento de Física e de Física Aplicada. Seu doutorado foi realizado em colaboração com a indústria onde trabalhou na modelagem de sistemas micro-heterogêneos com espectroscopia de tempo de vida de fluorescência.
Como parte desse trabalho, ela também participou no desenvolvimento de instrumentos multiplexados para a contagem de fótons únicos em aplicações de tempo de vida de fluorescência. Nesse período, ela também ganhou um British Council Award para passar dois meses em Praga, desenvolvendo pesquisas em colaboração com o grupo de pesquisa na Universidade Carolina de Praga. Sua pesquisa de doutorado foi na interface entre física e química, e ela continua desenvolvendo pesquisas nessa interface entre as ciências, ocasionalmente adentrando aplicações biológicas de espectroscopia de fluorescência também.
Após seu doutorado, ela realizou dois pós-doutorados na Strathclyde, sendo um deles como assistente de pesquisa para dar seguimento às pesquisas sobre desenvolvimento de instrumentos de fluorescência e aplicação de fluorescência no entendimento de sistemas micro-heterogêneos. Depois, ela se tornou pesquisadora, trabalhando em uma pesquisa com foco industrial fundada pela BNFL, sobre sensores baseados em fluorescência que são de interesse para a indústria nuclear. Em 1995, Sheila passou a integrar o Departamento de Ciências Físicas na Universidade Caledônia de Glasgow (GCU) como palestrante. Ela passou por diversos cargos, e é, atualmente, professora e coordenadora do Departamento de Ciência Aplicada. Esse é um departamento mutidisciplinar e abrange os conteúdos de química, instrumentação e controle. Sua pesquisa segue focada em espectroscopia ótica para aplicações de sensores, usando FTIR, Raman e fluorescência. Ela ainda tem um foco industrial na sua pesquisa, tendo desenvolvido pesquisas em colaboração com a FMC Technologies, a SST e a APSI.
Sheila está envolvida em atividades de divulgação desde que começou na Strathclyde, bem como em diversos eventos STEM ao longo dos anos. Isso vai ao encontro da sua crença de que precisamos, como profissão, difundir entre os jovens as maravilhas da ciência e da engenharia e incentivá-los a considerar a possibilidade de trilhar esse caminho em suas carreiras.
Fora da GCU, Sheila atua ativamente no Instituto de Medição e Controle (InstMC) e é a atual Presidente dessa organização profissional de engenharia. Esta é uma grande honra e permitirá que Sheila tenha uma plataforma para alcançar engenheiros de todos os níveis e de várias indústrias. Sheila também presidiu o comitê de acreditação do InstMC durante 5 anos e é, até hoje, um membro ativo do comitê. Como Presidente, Sheila planeja, por meio de networking e de palestras educacionais, incentivar todos os interessados a seguir carreira na ciência e na engenharia e a explorar as diversas oportunidades interessantes existentes.