Professora Patricia Muñoz-Escalona tem doutorado em Processos de fabricação pela Universidade de Bath (Reino Unido). Ela também é Bacharel em Engenharia (diploma honorário) em Engenharia de Materiais e Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica da Universidade Simón Bolívar, em Caracas-Venezuela.
Sua paixão por ensinar e aprender a levou a buscar o título de Mestre em Ciências em Aprendizado e Ensino em Ensino Superior da Universidade de Strathclyde. Ela ocupa cargos acadêmicos na Universidade Simón Bolívar (Venezuela), no Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), na Universidade de Strathclyde, na Universidade do Oeste da Escócia e na Open University. Agora, ela é professora na Universidade Caledônia de Glasgow, ensinando a nível de graduação e pós-graduação na área de Materiais e Produção, onde ela também lidera o programa da graduação em engenharia de sistemas mecânicos. Ela é engenheira licenciada, membro do Instituto de Engenharia Mecânica, membro sênior da Higher Education Academy, é líder STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na Escola de Engenharia e Ambiente Construído e membro do conselho da Associação Escocesa de Metais.
Ela é uma pesquisadora ativa na área de engenharia de superfícies e une isso ao seu entusiasmo e engajamento com atividades/eventos STEAM como parte do seu compromisso com a conscientização e com o entendimento da importância da engenharia para nossa economia e sociedade, bem como para atrair mais meninas e estudantes não tradicionais para a área. Devido à sua dedicação e ao engajamento público e seu alcance no STEAM, ela foi reconhecida pela sua Contribuição Notável em STEM na Escócia pela STEM SSERC. Ela é também muito envolvida com o Primary Engineer Leaders Award, em que o projeto que ela coorientou (“Hydro-Paddle”) foi premiado com a Medalha de Ouro MacRobert. Ela estabeleceu diferentes parcerias STEM na Royal Society, proporcionando exemplos positivos e experiências reais de engenharia para aproximadamente 1000 estudantes nos últimos 5 anos. Ela é também líder acadêmica no Time da Fórmula Estudante.