Marta Bez é Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013), com mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2001) e graduada em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1991). Atua como professora da Universidade Feevale nos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação, Sistemas de informação, na Medicina e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa, e atualmente é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2.
Seu interesse de pesquisa se centra em Tecnologias na Saúde e na Educação, elaborando diversos projetos na área de desenvolvimento de material pedagógico mediado por tecnologia e de novas tecnologias aplicadas ao ensino na área da Saúde.
Em sua carreira, já recebeu diversos destaques e premiações pelas suas pesquisas, como o Destaque da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020); o prêmio Melhor Artigo da Revista Brasileira de Inovação Tecnológica em Saúde (2020); o prêmio Melhor Artigo do Congresso Ibero-americano Interdisciplinar de Economia Criativa (2020); o prêmio de Melhor Artigo do Innovation Tech Knowledge (2020), entre outros.
Marta conta que se interessou por essas áreas quando ainda era muito jovem, e não existiam PCs ou notebooks. Segundo ela, “o desafio constante me fez estudar sempre e ir me especializando. Creio que o desafio me move, me estimula e até hoje faz com que eu queira estar sempre estudando. No meio acadêmico posso transmitir um pouco do meu conhecimento, motivando as meninas a se interessarem pela área, a perceberem que podem crescer enquanto profissionais e seres humanos. Cada menina que conseguimos inserir na área é uma vitória, elas se desafiam e se sentem empoderadas”.
Com relação à presença de mais mulheres em áreas STEM, Marta considera que, por muitos anos, essas áreas eram destinadas somente aos homens, o que era um erro, pois “[…] homens e mulheres são competentes e possuem características importantes”. A professora ressalta a importância da presença de ambos em áreas STEM, pois “[…] eles se complementam e podem desenvolver juntos um excelente trabalho”. Além disso, ao demonstrar a importância das mulheres em STEM, pode-se incentivar mais meninas a estudar e trabalhar nessas áreas.