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Dra. Abigail Tucker

Ciências Biológicas
King's College London
Abigail Tucker | Imagem: Joana Heck

Abigail Tucker obteve seu doutorado em Ciências Biológicas da Universidade de Oxford em 1996 no laboratório do professor Jonathan Slack. Ela então trabalhou como bolsista de pós-doutorado no Guy’s Hospital, em Londres, nos laboratórios dos professores Paul Sharpe e Andrew Lumsden. A docente montou seu próprio laboratório como bolsista de Desenvolvimento de Carreira de Pesquisa da Wellcome Trust no Centro de Neurobiologia do Desenvolvimento no King’s.

Abigail mudou-se para o departamento de Desenvolvimento Craniofacial dentro do Instituto Odontológico no King’s College London e logo tornou-se professora. Atualmente, a docente é detentora de um Prêmio Wellcome de Investigador Sênior. Além disso, o laboratório é financiado pelo Medical Research Council (MRC) com financiamento recente do Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciência Biológica (BBSRC).

A professora é membro da Royal Society of Biology, membro da Sociedade Anatômica e membro da Academia de Ensino Superior. Além disso, é membro do conselho editorial do Journal of Anatomy, Journal of Dental Research and Developmental Dynamics e participa de painéis de bolsas para o Wellcome Trust, Action on Hearing Loss e a Anatomical Society.

A linha de pesquisa de Abigail é voltada para o desenvolvimento da cabeça, com foco especial no desenvolvimento e regeneração da orelha, mandíbula, dentição e glândulas cranianas. A docente explica que a formação dessas estruturas envolve interações epiteliais-mesenquimais complexas, e o laboratório no qual a professora atua está interessado em como padrão e forma são controlados, e a influência da origem embrionária na função. O outro foco principal do laboratório é como a evolução molda os rostos humanos e como o desenvolvimento pode ser usado para entender os mecanismos por trás da mudança evolutiva.

A pesquisadora recebeu sua primeira medalha Cheryll Tickle, em 2016, por sua contribuição excepcional à Biologia do Desenvolvimento. Este prêmio visa destacar o trabalho das mulheres nesta área de pesquisa. Além disso, foi reconhecida com o título de Excelência Supervisora do Rei por sua supervisão de doutorado pela segunda vez. Em 2014, a docente conquistou o título de Membro do Ano da Sociedade Anatômica.

Sua pesquisa foi financiada por um Wellcome’s Investigator Awards in Science. Este prestigioso prêmio foi essencial para que a docente investigasse uma área do tema do ouvido médio em profundidade, mas também proporcionou grande flexibilidade para que Abigail pudesse explorar outras áreas à medida que elas fossem descobertas.

Para a pesquisadora, a diversidade no STEM é importante, permitindo que diferentes vozes sejam ouvidas, com novos pensamentos e diferentes perspectivas. Abigail compartilha que vinda de uma formação em biologia, os desafios iniciais que enfrentou não eram tão grandes quanto para aqueles em física e química. Porém, quando a docente tornou-se professora, os desequilíbrios de gênero se tornam mais evidentes.

“Gostaria que as jovens pesquisadoras soubessem que é possível ter filhos, trabalhar meio período e ainda se dar bem no seu trabalho. É um equilíbrio difícil, mas vale a pena o esforço. Eu acho ótimo que esquemas no Reino Unido como Athena SWAN estejam agora por perto para ajudar a apoiar as mulheres na pesquisa e eu tenho sido agraciada com mentores muito encorajadores”, relata.

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