Aline Cristiane Pan é graduada em Física, mestre em Engenharia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutora em Energia Solar Fotovoltaica pela Universidade Politécnica de Madri. Tem experiência de 20 anos na área de Energia Solar Fotovoltaica. Coordenou/Idealizou o Curso de Especialização em Energias Renováveis da PUCRS e atuou como professora adjunta da Escola de Ciências, do Curso de Especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente e do Curso de Especialização em Energias Renováveis da PUCRS por 8 anos.
Atualmente é Coordenadora e Professora do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e Professora com Dedicação Exclusiva no Curso de Engenharia de Gestão de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicou mais de 60 artigos no Brasil e no exterior na área de energia solar fotovoltaica. Já orientou/co-orientou mais de 40 estudantes de graduação e pós-graduação. Membra do Grupo de Trabalho “Equidade de Gênero” promovido pela CAPES. Co-fundadora e Coordenadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Rede MESol).
A docente conta que se considera uma pessoa curiosa e que não gosta de rotina, então aprender na Física, ainda no ensino médio, tornou seus dias mais desafiadores e estimulantes. No segundo semestre da graduação em física, Aline foi convidada a participar de um grupo de pesquisa em energia solar, desde então, atua com energia solar fotovoltaica.
“A diversidade permite que surjam um “dividendo de inovação”, o que converge em equipes mais inteligentes e criativas, abrindo a porta para novas descobertas e soluções, ao ampliar os pontos de vista. É urgente colocar a ciência, a tecnologia, a engenharia e a energia na voz das mulheres já que desejo uma mudança social, política, econômica e energética para um modelo justo e sustentável”.