A Profª Ruth Morgan é bacharela em Geografia e doutora em Geociência Forense pela Universidade de Oxford. Ela é professora titular de Crime e Ciências Forenses na University College London (UCL) e fundadora e diretora do UCL Center for the Forensic Sciences. Sua pesquisa tem uma visão ampla e busca aproximar a compreensão do meio ambiente e da sociedade.
A partir do foco na interpretação de evidências científicas forenses, Ruth levou seu grupo de pesquisa a abordar questões sobre a transferência e persistência de vestígios materiais (como sedimentos, resíduos, impressões digitais e DNA) para que seja possível entender o que um vestígio significa em um contexto de reconstrução de crime, bem como buscar entender como os especialistas tomam decisões e extraem significado de materiais que podem se tornar inteligência para investigadores ou provas para processos judiciais.
A professora Ruth Morgan é atualmente Vice-Reitora em Empreendedorismo Interdisciplinar na Faculdade de Ciências da Engenharia da UCL. Ela está liderando um trabalho interdisciplinar nas faculdades de Engenharia e Artes e Humanidades, que busca criar formas inovadoras para um envolvimento significativo entre as disciplinas e entre universidades, negócios e indústria, em uma variedade de áreas de desafios globais persistentes, como segurança, tecnologia, justiça, saúde e educação.
A professora Ruth Morgan já foi três vezes vencedora do prêmio Chartered Society of the Forensic Sciences PW Allen por Pesquisa Excelente, é membro da comunidade Young Scientists e do Conselho do Futuro Global, ambos do Fórum Econômico Mundial. Ela foi a Conselheira Especializada do Comitê Seleto de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Lordes, por sua investigação sobre Ciência Forense (2018-19).
Atualmente, é membro do Conselho Editorial do Frontiers Policy Labs e faz parte do Scientific American and World Economic Forum Steering Group para o relatório anual ‘Top 10 Emerging Technologies‘. Ruth é uma palestrante e comentarista regular sobre o papel da ciência na política (incluindo TED talks) e é uma forte defensora de permitir abordagens interdisciplinares que trazem diversas formas de pensar, ver e fazer para enfrentar os desafios globais.
A professora Ruth Morgan atua como um Modelo feminino de referência na Ciência dentro dos Talentos Femininos na Ciência de Falling Walls. Ela é apaixonada por trazer pensamento diversificado para desafios e a importância da diversidade para uma pesquisa excelente que tenha impacto no mundo real. Em suas palavras, “Só seremos capazes de enfrentar os desafios globais de maneira significativa em escala global e local se tivermos equipes e perspectivas diversas. A diversidade em STEM é tão importante porque a pesquisa e a inovação que não consideram toda a diversidade de nossas sociedades, desde a articulação de uma questão de pesquisa até a apresentação dos resultados da pesquisa, não serão capazes de oferecer resultados acessíveis e relevantes para todos parte da sociedade”.