Experiências espirituais e anômalas e os desafios para a saúde mental são o tema do evento
O XI Seminário Internacional Psicologia & Senso Religioso discute o tema Experiências religiosas, espirituais e anômalas – desafios para a saúde mental, de 21 a 23 de novembro, no teatro do prédio 40. Promovido pelo Grupo de Trabalho Psicologia & Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, terá como um dos convidados o psiquiatra e geneticista Robert Cloninger, que fará a conferência de encerramento sobre a relação entre personalidade e experiências religiosas/espirituais, além de tratar de meditação e autotranscendência. Haverá tradução simultânea.
Outros assuntos do evento são O transtorno de transe, possessão e as experiências religiosas/espirituais, com o psicólogo Miguel Farias, e A religião dos cientistas, com Geraldo José de Paiva. O psiquiatra Alexander Moreira de Almeida abordará Diagnóstico diferencial entre experiências religiosas/espirituais e transtornos mentais, bem como pesquisas em neurociências relacionadas ao tema. O psicólogo Wellington Zangari falará sobre as experiências interpretadas como telepatia, saída do corpo, mediunidade e como pesquisá-las academicamente ou trabalhar com pacientes que acreditam apresentar tais fenômenos.
Participam os professores da PUCRS Jaderson Costa da Costa, Ângelo Brandelli Costa, Irani Argimon e a bolsista de pós-doutorado Letícia Alminhana.
Inscrições pelo site.
O prazo para envio de pôsteres ao evento vai até o dia 15 de agosto. Deverá ser enviado um resumo de até 300 palavras por e-mail, contendo introdução, objetivos, método, resultados e conclusões ou considerações finais.
Segundo o Censo de 2010, mais de 90% da população brasileira afirma possuir uma crença religiosa e inúmeras pesquisas apontam para o caráter sincrético das manifestações. O evento pretende apresentar visões de pesquisadores renomados do País e do mundo para falar sobre as contribuições da Psicologia da Religião e da Psiquiatria na área.
Robert Cloninger é psiquiatra e geneticista, com doutorado em Psicologia, e professor da Universidade de Washington em Saint Louis/EUA. Diretor do Center for Well-Being, é criador de um dos modelos de personalidade mais utilizados em pesquisas do mundo todo.
Miguel Farias, PhD, psicólogo, doutor em Psicologia Experimental e professor nas Universidades de Oxford e Coventry, do Reino Unido, coordena o Laboratório sobre Crenças, Espiritualidade e Comportamento em Coventry.
Geraldo José de Paiva, graduado em Filosofia, mestre e doutor em Psicologia Escolar, com estágio pós-doutoral em Psicologia da Religião, é professor aposentado da Universidade de São Paulo. Considerado o principal pesquisador da área de estudos em Psicologia da Religião no País, é membro da International Association for the Psychology of Religion (IAPR).
Alexander Moreira de Almeida, psiquiatra, doutor em Psiquiatria e com estágio pós-doutoral, é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais), onde fundou o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde, da Faculdade de Medicina.
Welligton Zangari, psicólogo, mestre em Ciências da Religião, doutor em Psicologia Social e estágio pós-doutoral na mesma área, é professor da Universidade de São Paulo. Fundou e coordena o Laboratório de Psicologia Anomalística da Faculdade de Psicologia com a pesquisadora Fátima Regina Machado.