Em 2019, a Universidade promoveu 140 benefícios em pesquisas internacionais
O Projeto Institucional de Internacionalização – PII (PUCRS-PrInt) está com novas chamadas para diferentes modalidades de auxílios à mobilidade de discentes e docentes. Com inscrições abertas até 15 de março, as bolsas estão programadas para início entre junho e agosto de 2020. Consulte os editais neste link.
Em 2019, o PUCRS-PrInt alcançou a marca de 140 benefícios para pesquisas internacionais. A iniciativa, que tem como objetivo estimular a formação de redes de pesquisas entre países, é uma importante ferramenta para proporcionar experiências internacionais, pluralidade na comunicação e a consolidação de parcerias com IES estrangeiras. Confira aqui alguns relatos das experiências proporcionadas pelo PrInt.
As bolsas são destinadas a professores e alunos de doutorado, vinculados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da PUCRS, participantes do PII, bem como a professores pesquisadores vinculados a instituições estrangeiras que integram o PUCRS-PrInt.
A partir de recursos obtidos no Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 41/2017, o projeto visa ampliar a internacionalização dos PPGs, aprimorando a produção acadêmica vinculada aos programas, além de trazer soluções transformadoras para questões globais da sociedade. Com isso, o PUCRS-PrInt coloca a Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) nos mais elevados patamares de qualidade, fazendo da PUCRS uma Universidade de classe mundial.
Os editais de seleção possuem oportunidades para as seguintes modalidades:
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Dentro do projeto, existem 14 projetos de cooperação, divididos em três temas prioritários: Saúde no Desenvolvimento Humano; Mundo em Movimento: Indivíduos e Sociedade e Tecnologia e Biodiversidade: Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente. Temas como migrações, doenças negligenciadas, violência na modernidade e novas tecnologias para a sustentabilidade e para a saúde são algumas das pesquisas que fazem parte do projeto. Confira: