Professores da Dinamarca ministram disciplina de pós-graduação para estudantes da PUCRS e internacionais

A iniciativa aconteceu em virtude do Programa Bridges e do convênio institucional entre a Aarhus University com a PUCRS

24/01/2022 - 10h05

Foto: Matheus Gomes

Nos dias 5 e 6 de janeiro aconteceu a disciplina internacional Translational Psychiatry, ministrada pelos professores Gregers Wegener e Samia Joca da Aarhus Univesity, da Dinamarca, e pelos professores Rodrigo Grassi e Thiago Viola da Escola de Medicina da PUCRS. As aulas presenciais ocorreram no auditório do Living 360º, e contaram com participação de alunos internacionais de forma síncrona remota. 

A parceria entre a PUCRS e a Aarhus University acontece em virtude do Programa Bridges, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) que amplia a repercussão institucional de parcerias graças à atuação de docentes da PUCRS em universidades internacionais. Com a visita, os professores estreitaram relações e realizaram a assinatura de um convênio institucional entre a PUCRS e a área de saúde da Aarhus University, para o desenvolvimento de novos projetos.  

Professor Gregers Wegener / Foto: Matheus Gomes

“Acredito que o Programa Bridges seja fundamental para que a PUCRS se consolide como referência em ensino Stricto Sensu no mundo, e assim, aumentar nossa visibilidade e captação em outros países. Os professores que vieram ficaram muito satisfeitos com experiência”, destacou o professor Rodrigo Grassi. 

Debates sobre Psiquiatria Translacional 

Professor Rodrigo Grassi / Foto: Matheus Gomes

O professor Rodrigo Grassi, pesquisador vinculado aos Programas de Pós-graduação (PPG) em Medicina e Ciências da Saúde e em Psicologia da PUCRS e pesquisador da Aarhus University, abriu o evento trazendo suas investigações acerca de Psiquiatria Translacional, ampliando a discussão sobre o tema com os participantes.  

Em seguida, o professor Gregers Wegener, chefe da Unidade de Neuropsiquiatria Translacional do Departamento de Medicina Clínica da Aarhus University apresentou seus estudos sobre a neurobiologia da depressão e da ansiedade, com atenção especial à interação de fatores genéticos e ambientais. A professora associada ao Departamento de Biomedicina da instituição dinamarquesa e da Universidade de São Paulo, Sâmia Joca, encerrou as aulas abordando os desafios e perspectivas do uso dos canabinóides para fins medicinais.  

Professora Sâmia Joca / Foto: Matheus Gomes

“Ficamos muito gratos pelo convite de ministrar esta disciplina. Nos impressionamos com a infraestrutura oferecida pela PUCRS e com o engajamento e multidisciplinaridade dos alunos que participaram”, agradeceu o professor Gregers Wegener. A disciplina foi ministrada em inglês e incluiu atividades remotas através da plataforma Moodle.  

Participaram da atividade estudantes de mestrado e doutorado da PUCRS de diversos PPGs, como Medicina e Ciências da Saúde, Psicologia, Pediatria e Saúde da Criança, Biologia Celular e Molecular, Odontologia, Filosofia e Gerontologia Biomédica. Além disso, os encontros contaram com a presença de alunos internacionais que interagiram com estudantes da PUCRS e de outras IES nacionais parceiras. Dentre os quase 30 estudantes que participaram da iniciativa, estavam estudantes de Aarhus e da Università degli Studi di Milano. 

A Università degli Studi di Milano é parceira da PUCRS no tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano do PUCRS-PrInt e recebeu bolsistas e docentes da PUCRS em Missão de Trabalho, incluindo o Professor Rodrigo Grassi. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas