Iniciativa que reuniu alunos da Universidade e de outros países aconteceu em virtude do Programa Bridges e do convênio institucional com a Aarhus University
No começo deste mês de janeiro os dinamarqueses Gregers Wegener e Sâmia Joca, docentes da Aarhus University, ministraram a disciplina internacional Translational Psychiatry. Junto a eles, estavam os professores da Escola de Medicina da PUCRS Rodrigo Grassi e Thiago Viola. As aulas foram realizadas de forma presencial, no auditório do Living 360º, e, além dos estudantes da Universidade, alunos internacionais as acompanharam ao vivo de forma remota.
“Ficamos muito gratos pelo convite para ministrar esta disciplina. Nos impressionamos com a infraestrutura oferecida pela PUCRS e com o engajamento e multidisciplinaridade dos alunos que participaram”, agradeceu o professor Gregers Wegener.
Ministrada em inglês, a disciplina Translational Psychiatry contou com atividades realizadas de forma remota via Moodle. No dia dos encontros presenciais, Grassi trouxe suas investigações sobre a Psiquiatria Translacional, ampliando a discussão a respeito dessa temática com os participantes.
Em seguida, foi a vez de Gregers Wegener apresentar seus estudos sobre a neurobiologia da depressão e da ansiedade, com atenção especial à interação de fatores genéticos e ambientais. Sâmia Joca foi a responsável por encerrar as aulas, momento no qual abordou os desafios e as perspectivas do uso dos canabinóides para fins medicinais.
Participaram da atividade estudantes de mestrado e doutorado da PUCRS de diversos programas de pós-graduação vinculados às escolas de Medicina, de Ciências da Saúde e da Vida e de Humanidades. Além disso, alunos internacionais puderam fazer parte dos encontros, dentre eles, destacam-se os acadêmicos da Aarhus e da Università degli Studi di Milano.
Os professores da Aarhus puderam participar dessa disciplina internacional em virtude de uma parceria com a PUCRS que acontece graças ao Programa Bridges, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação que amplia a repercussão institucional de parcerias com a atuação de docentes da Universidade em instituições de ensino internacionais. Com a visita, os professores estreitaram relações e realizaram a assinatura de um convênio institucional entre a PUCRS e a área de saúde da Aarhus University, para o desenvolvimento de novos projetos.
“Acredito que o Programa Bridges seja fundamental para que a PUCRS se consolide como referência em ensino stricto sensu no mundo, e assim, possa aumentar sua visibilidade e captação em outros países”, destacou o professor Rodrigo Grassi.
A Università degli Studi di Milano, cujos estudantes participaram da disciplina, é parceira da PUCRS no tema prioritário Saúde no Desenvolvimento Humano do PUCRS-PrInt e recebeu bolsistas e docentes da Universidade em Missão de Trabalho.