Mais de 100 novos profissionais foram recebidos no Programa de Residência Médica
No dia 1º de março, os residentes de 2018 do Programa de Residência Médica do Hospital São Lucas da PUCRS e da Escola de Medicina foram recebidos para iniciar mais um importante ciclo da sua carreira profissional. Além de dar as boas-vindas aos novos membros da instituição, o evento contou com a apresentação de orientações, assinatura de contrato, confecção de crachás e liberação de senha. Os médicos foram recepcionados no Anfiteatro Irmão José Otão pelo Superintendente do HSL, Dr. Sérgio Baldisserotto, pelo Decano da Escola de Medicina da PUCRS, Dr. Jefferson Braga, e pelo coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Dr. Carlos Kupski, que desejaram sucesso aos iniciantes.
Apresentando os objetivos do Hospital São Lucas, Dr. Sergio citou as conquistas de 2017 e as metas de 2018, como a acreditação Qmentum e a metodologia das linhas de cuidados Cirúrgicos, Obstétricos, Intensivos, Pediátrico, Clínicos, de Urgência e Emergência, além das linhas de cuidados SADT’s, Cardiológico e Oncológico. O HSL foi criado para ser Hospital Escola, por isso, o superintendente citou a importância dos novos residentes no processo de transformação da instituição. “Juntos iremos construir um novo HSL”, enfatizou. Dr. Jefferson também reiterou o pedido, mostrando a estrutura da Escola de Medicina, reforçando a excelência da qualidade do ensino.
O período de Residência Médica tem a média de dois anos. O programa busca o aperfeiçoamento em várias áreas da Medicina, com a finalidade de promover a habilitação profissional através de treinamento em serviço, com orientação e supervisão de médicos, preceptores, médicos dos serviços e professores da Escola de Medicina. A conclusão confere ao médico residente, grau de especialista em sua área de atuação.