Com 50 anos de história, Instituto de Geriatria e Gerontologia promove 19ª edição de simpósio internacional

Evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de setembro e integrou pesquisadores de diversas áreas

02/10/2023 - 11h26
Instituto de Geriatria e Gerontologia promove a 19ª edição de simpósio internacional

Instituto de Geriatria e Gerontologia completa 50 anos de fundação neste ano. / Foto: Giordano Toldo

Na última semana, o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS realizou a 19ª edição do Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia e a 6ª edição do Simpósio da Rede dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares sobre Envelhecimento (REPRINTE). O evento, que aconteceu no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, teve como objetivo estabelecer trocas de experiências com conferencistas internacionais e nacionais com diversos temas sobre o envelhecimento ativo, prevenção e tratamento de doenças geriátricas, visando um envelhecimento com qualidade de vida, autonomia e independência. 

A cerimônia de abertura contou com fala do professor Luiz Gustavo Leao Fernandes, diretor de pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que destacou o investimento da PUCRS no ecossistema de pesquisa e pós-graduação para pesquisadores e estudantes.  

“A excelência destes resultados aparece na avaliação da CAPES, avaliando nosso Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica com nota máxima, conceito 7. Além disso, o IGG tem destacada contribuição reconhecida pela sociedade, com exemplo do Programa de Incentivo à Atividade Física para Idosos”, comentou. 

Durante a cerimônia, o docente da Escola de Medicina e diretor do IGG, Douglas Kazutoshi Sato, ressaltou o pioneirismo do Instituto, que completa 50 anos de fundação neste ano.  

“O Instituto organizou uma programação científica sobre temas que impactam a sociedade relacionados ao envelhecimento saudável e patológico, envolvendo o cuidado integral em casos complexos, doenças neuropsiquiátricas, intervenções individuais e de saúde coletiva na busca da qualidade de vida da pessoa idosa”, explicou.  

Yasumichi Arai, professor da Faculdade de Enfermagem e Assistência Médica da Keio University, do Japão, realizou a palestra de abertura sobre supercentenários e envelhecimento saudável. O conferencista apresentou suas pesquisas e definiu o melhor modelo de uma longevidade saudável está relacionado em manter um estilo de vida independente e funcional durante a vida, o que afasta de doenças como câncer e infarto, além de fatores hereditários.  

O evento contou com conferencistas do Japão e Portugal, reforçando as conexões internacionais para o desenvolvimento de pesquisas mais assertivas e conectadas com as realidades dos públicos que mais necessitam apoio. Além disso, contou com um time de especialistas brasileiros reconhecidos por suas pesquisas no campo do envelhecimento.  

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas