Cerimônia de posse foi realizada nesta sexta-feira, 13 de maio, no anfiteatro Ir. José Otão
O médico infectologista Fabiano Ramos assumiu nesta sexta-feira, 13 de maio, como diretor técnico do Hospital São Lucas da PUCRS. A cerimônia de posse foi realizada nesta manhã no anfiteatro Ir. José Otão e contou com a presença do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, do vice-reitor, Ir. Manuir Mentges, do diretor-geral do HSL, Leandro Firme, e de integrantes do corpo clínico do Hospital, entre médicos, coordenadores e chefes de serviço.
O infectologista assume no lugar do médico Saulo Bornhorst, que ocupava o cargo há cinco anos ao lado dos demais diretores da instituição: Saulo Mengarda, diretor administrativo; e Simone Ventura, diretora assistencial.
Ramos, além de até então coordenador do Serviço de Infectologia do HSL, teve um protagonismo frente à pandemia de Covid-19. O médico liderou, junto a demais pesquisadores, os testes da vacina Coronavac, realizados em parceria com o Instituto Butantan. É dele também a liderança dos estudos realizados para testar a primeira vacina brasileira contra a dengue, que deve ser distribuída em todo território nacional e via SUS até 2025.
Em 2021, no auge da imunização a profissionais de saúde e população em geral, o profissional foi homenageado pela reitoria da Universidade, em evento realizado para reconhecer o trabalho árduo do pesquisador nos testes da vacina contra o coronavírus.
Emocionado, Ramos afirma que este é um grande desafio de gestão e que aceitou a missão pela confiança no trabalho que já vem sendo desenvolvido. “Confio no hospital e nessa direção, assim como nos colaboradores e, em especial, no corpo clínico. Tenho certeza de que os nossos médicos vão dividir essa gestão para fazermos o HSL seguir crescendo mais e mais”.
O médico também destaca a união entre o São Lucas e a Escola de Medicina da PUCRS como um diferencial do Hospital. “É o que mantém a qualidade na assistência e a formação de profissionais cada vez melhores, além de ampliarmos cada vez mais o nosso potencial em pesquisa”, ressalta.
Leandro Firme, diretor-geral do HSL, ressalta que Ramos chega para somar ao time de gestão e é altamente qualificado para essa posição. “Dono de uma competência nata, em meio a importante e estratégica fase do reposicionamento da instituição, ele se une aos esforços da qualificação das relações com os médicos do nosso hospital, integrando assistência, ensino e pesquisa e ainda fortalecendo as ações em busca contínua da qualidade e excelência dos serviços prestados. Aproveito a oportunidade para agradecer o trabalho e o legado deixado pelo doutor Saulo Bornhorst, fundamental na nossa primeira fase do nosso reposicionamento”.
O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, ressaltou que o corpo clínico é um grande diferencial do Hospital São Lucas. “São os médicos e médicas da instituição que fazem o HSL ser o que ele é. Desejo êxito ao médico Fabiano Ramos neste novo ciclo e reforço a gratidão ao trabalho prestado pelo doutor Saulo”, comentou o reitor.
Formado em Medicina pela PUCRS em 2003, Fabiano é médico infectologista e foi o primeiro residente na especialidade do HSL. É especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Até então, ocupava a chefia do Serviço de Infectologia do HSL e a coordenação do Serviço de Controle de Infecção da instituição. É também gestor do Serviço de Controle de Infecção e Segurança do Paciente da Unimed POA desde Junho de 2020.
Doutorando do Programa de Neurociências da PUCRS, sua trajetória como pesquisador começou muito cedo: ainda durante a graduação, participou do projeto Aderência Total, o qual prezava pela interdisciplinaridade e era realizado com pacientes portadores de HIV. O trabalho o norteou para o conceito de que a infectologia deve integrar diferentes áreas médicas. Além da sua atuação no Hospital São Lucas, possui um consultório próprio no Centro Clínico da PUCRS.