Escola de Medicina participa do projeto Teddy Bear Hospital – Hospital do Ursinho

Iniciativa foi desenvolvida pela IFMSA - da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina

31/08/2022 - 11h06

Alunos em atendimento – Crédito: Divulgação

Criada na Espanha por acadêmicos de medicina da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), o projeto Teddy Bear Hospital – Hospital do Ursinho visa ajudar as crianças de 3 a 8 anos, através de técnica de ludoterapia a perder o medo do médico e mostrar de forma lúdica como uma consulta médica pode ser agradável. Os alunos da disciplina de Aproximação à Prática Médica II, da Escola de Medicina, orientados pelas professoras Margareth Salerno e Rosirene Dall’Agnese estão participando desse projeto. Serão beneficiadas 6-8 crianças por semana, por 10 semanas, da Vila Fátima e escolas do bairro Bom Jesus.

De acordo com a professora Rosirene, para os alunos esse projeto é importante para entender os processos fundamentais da relação médico-paciente e aprender a exercitá-la. “Eles também aprendem a acolher e respeitar as demandas do paciente que são a parte vulnerável da relação, além de mostrar que pequenas atitudes podem mudar o curso de uma consulta”, explica. O Hospital do Ursinho também visa a motivar o primeiro contato com a semiologia através da introdução de conceitos de anamnese e exame físico. “É essencial para compreender as diferenças dos atendimentos pediátricos em relação com outros cenários”, diz.

O que é a Ursoterapia?

Alunos em atendimento – Crédito: Divulgação

O projeto tem como objetivos exercitar empatia, entender processos fundamentais da relação médico-paciente, diminuir o medo e ansiedade das crianças diante da necessidade de uma intervenção médica, proporcionar humanização dos estudantes de medicina e sair da sua zona de conforto para “convencer” o paciente das suas propostas.

No Hospital do Ursinho, é trabalhado a ursoterapia, que é o contato das crianças com a realidade do trabalho dos profissionais da saúde através de ursinhos e, a partir disso, por assimilação com o real, as crianças ressignificam a imagem do médico, reduzindo o medo e promovendo um melhor atendimento.

Como funciona o Hospital do Ursinho?

Nesta iniciativa, os ursinhos são os “pacientes” e as crianças são os “cuidadores/pais”, ou seja, elas levam o ursinho para a consulta com alguma queixa. Os alunos são os “médicos” que realizam a consulta, examinam o urso e encaminham para exames e tratamentos.

Quem deseja contribuir com esse projeto, pode colaborar com a doação de ursos. O ponto de coleta é na secretaria de graduação da Escola de Medicina, localizado no prédio 12A, sala 202.