O bate-papo ainda conta com a mediação do diretor do Instituto de Cultura, Ricardo Barberena
No dia 23 de julho, quinta-feira, às 21h, O Instituto de Cultura promove bate-papo com o médico Marcio Maranhão. A conversa acontece através do perfil PUCRS Cultura no Facebook e do Canal da PUCRS no Youtube – onde fica disponível para acesso posterior. A mediação será realizada pelo médico e Decano da Escola de Medicina Leonardo Araujo Pinto e pelo diretor do Instituto de Cultura e professor da Escola de Humanidades Ricardo Barberena.
O evento faz parte da série Ato Criativo, que tem como objetivo aproximar o público de pessoas que criam em diversas áreas da cultura, proporcionando espaços de bate-papo com artistas. Nessa edição, o convidado aborda o processo de criação do livro Sob pressão: a rotina de guerra de um médico brasileiro (2017), que foi feito a partir de depoimentos dados à repórter Karla Monteiro e que inspirou a série de televisão homônima da Rede Globo. Além disso, fala sobre sua rotina enquanto profissional atuante na área da saúde.
Sobre o participante:
Marcio Maranhão nasceu no Rio de Janeiro, em 1970. Formou-se em Medicina pela UERJ (1994) e especializou-se em cirurgia geral, pelo Hospital da Força Aérea do Galeão e pelo Hospital Souza Aguiar, e em cirurgia torácica, pelo Instituto de Tisiologia e Pneumologia da UFRJ. De 2005 a 2006, trabalhou como plantonista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e, de 2001 a 2009, foi cirurgião no Serviço de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é chefe do serviço de cirurgia torácica do Hospital do Galeão. É autor do livro Sob pressão: a rotina de guerra de um médico brasileiro (2017).
Sobre os mediadores:
Leonardo Araujo Pinto é médico e Decano da Escola de Medicina da PUCRS. Possui graduação em medicina (UFRGS, 1999), especialização em pediatria (HCPA, 2001), pneumologia pediátrica (PUCRS, 2003) e epidemiologia genética (LMU, Alemanha, 2007), mestrado em pediatria (PUCRS, 2004) e doutorado em saúde da criança (UNICAMP, 2009). Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Tem formação e experiência na área de saúde da criança, com ênfase em doenças respiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia das doenças respiratórias, epidemiologia genética, bronquiolite viral, asma, tuberculose e fibrose cística.
Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui Graduação (2000), Doutorado (2005) e Pós-Doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, Coordenador Executivo do DELFOS/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).