As audições para o Coral ocorrerão de forma presencial, no Campus da Universidade
Estão abertas as inscrições para participar do Coral da PUCRS em 2022. É possível se inscrever até o dia 7 de março, no site oficial. O processo seletivo desse ano ocorrerá por meio de audições presenciais no Campus da Universidade, no 2.º andar do Salão de Atos, entre os dias 24 de fevereiro e 9 de março, conforme agendamento online.
As vagas para participar do Coral são abertas a todas as pessoas, internas ou externas à Universidade, maiores de 18 anos e residentes de Porto Alegre ou Região Metropolitana, aprovadas no processo seletivo.
Para participar das audições, é necessário apresentar comprovante do esquema vacinal com pelo menos duas doses e utilizar máscara. Também é necessário ter experiência prévia de dois anos ou mais em coral, ou canto solo, e possuir disponibilidade para ensaios presenciais nas terças e quintas-feiras das 19h às 22h, assim como em eventuais apresentações.
Além disso, o futuro coralista deve possuir recursos de comunicação online, com acesso à plataforma Zoom, para eventuais atividades do grupo feitas a distância.
A audição presencial é uma entrevista com duração de 20 minutos, com o maestro do Coral, Marcio Buzatto. A entrevista consiste na execução de exercícios vocais para verificar a musicalidade, a afinação, o ritmo, o volume, a colocação vocal, a extensão e a tessitura vocal do candidato. As vagas serão preenchidas conforme a disponibilidade efetiva de cada naipe do Coral.
Os resultados das audições serão divulgados até o dia 11 de março individualmente por e-mail.
Com 65 anos de trajetória, o Coral da PUCRS é um grupo comunitário e voluntário que realiza concertos com obras relevantes do repertório erudito ocidental, além de atividades relacionadas à MPB, ao Rock e a outros estilos musicais populares, nacionais e internacionais.
Já protagonizou importantes shows e concertos em Porto Alegre, estando ao lado de grandes expoentes da música, como o grupo inglês Rolling Stones e os artistas Milton Nascimento, Fafá de Belém, Kleiton e Kledir, entre outros.
Em 2016, o Coral da PUCRS recebeu a Medalha da Legislatura, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, homenageando seus 60 anos de atividades ininterruptas e enaltecendo a ação cultural que desenvolve em sua atuação. Em 2019, foi sancionada, pelo governador, a Lei 169/2016, que estabelece que o Coral da PUCRS é de “relevante interesse para a arte e cultura do Estado”. Atualmente o grupo faz parte da PUCRS Cultura e conta com a regência do maestro Marcio Buzatto.