O Ateliê PUCRS Cultura busca proporcionar experiências por meio de práticas artísticas. Durante a pandemia, a alternativa para dar continuidade ao projeto foi realizar uma versão digital. Para isso, foram publicados vídeos curtos no Instagram da PUCRS Cultura, todos levando propostas práticas para que as pessoas pudessem explorar seu corpo e a sua criatividade sem sair de casa. Que tal aproveitar esses últimos dias de férias para conhecer algumas dessas técnicas e se aventurar?
O primeiro episódio da versão virtual do Ateliê PUCRS Cultura, Desenhando formas e traços básicos, traz a ilustradora e professora Anna Jonko, que dá sugestões para quem quer começar a desenhar, utilizando materiais básicos e ensinando modos de soltar a mão e o traço para produzir um desenho mais fluido. Quem sabe você não começa a se expressar pelas artes visuais depois disso?
Você já pensou no lixo que produz e gostaria de saber como reduzi-lo? No episódio Aproveitando integralmente o alimento a professora e nutricionista Kátia Rangel Petry mostra como aproveitar totalmente alguns alimentos, como a cenoura e a beterraba. A proposta é utilizar partes não tão valorizadas, como talos e cascas, para produzir um prato delicioso sem desperdício. Você pode usar uma receita de panqueca da sua preferência e adicionar os ingredientes, por exemplo.
O episódio Corpo casa: despertando para seu espaço e tempo é a oportunidade para que você possa explorar o seu corpo através da dança e se manter ativo mesmo dentro de casa! A coreógrafa convidada é Fernanda Amaral, que pesquisa práticas de improvisação presencial e através de plataformas online com uma abordagem na cultura corporal do movimento acessível a todos. Com isso, independentemente da sua afinidade com a dança ou experiências anteriores, você consegue cuidar do seu corpo e se divertir dançando.
Já pensou em customizar aquela peça de roupa esquecida no armário? O episódio Bordando em alto relevo ensina técnicas de bordado que podem ser utilizadas para fazer uma renovação do visual dessa roupa com desenhos exclusivos feitos em casa. A convidada, Lorena Risse, ensinará, em especial, o ponto rosa, também conhecido como ponto teia. Com ele, é possível construir projetos com variedade de alturas, alcançado um resultado multissensorial.
Tem um violão guardado aí? É a chance de apresentar o mundo dos instrumentos musicais para a criança que vive com você! O professor Pablo Grilo trouxe ao ateliê PUCRS Cultura dois episódios voltados a esse público. Dividido em duas partes, episódio Sensibilização do violão: uma aula inicial para crianças introduz o estudo do instrumento para o público infantil.
Na primeira parte, o professor realiza um convite para o estudo continuado do violão e da música. Em um segundo momento, Pablo Grilo avança nas lições de violão popular e ensina a tocar um acalanto. Apesar da proposta ser se comunicar com o público infantil, adultos que ainda não tiveram contato com o instrumento podem iniciar seus estudos a partir destes vídeos.
Essa foi apenas uma seleção de alguns dos episódios do Ateliê PUCRS Cultura. Caso você tenha gostado dessas ideias e queira experimentar outros aprendizados artísticos, visite o perfil da PUCRS Cultura no Instagram e assista os demais episódios.