Alunos da Escola de Medicina recebem prêmio por estudo relacionado ao COVID-19

Estudo analisou o impacto da pandemia na realização de ressecção pulmonar por neoplasia no HSL no ano de 2020

28/10/2020 - 14h27

Saber qual o impacto que a COVID-19 tem causado em diversas áreas do hospital, foi um dos motivadores para o premiado trabalho realizado por alunos do 6° ao 12° semestre da Escola de Medicina. Os discentes Gabriela Fogaça Schneider, Maria Luiza dos Santos, Laura Bittencourt Hinrichsen, Paulo Alfredo Casanova Schulze e Marcelo da Mota Iglesias, com a supervisão da professora Maria Teresa Ruiz Tsukazan, receberam um prêmio do CONCIR (Congresso Online de Cirurgia) pelo estudo apresentado intitulado “COVID-19: análise do impacto da pandemia na realização de ressecção pulmonar por neoplasia no Hospital São Lucas da PUCRS no ano de 2020”.

Alunos que realizaram o estudo

Segundo Gabriela Schneider, para realização do estudo, o grupo realizou a revisão dos prontuários de janeiro a junho dos anos 2019 e 2020. “Concluímos que o número de ressecções pulmonares de pacientes da saúde suplementar (convênio), apresentou maior redução nos procedimentos de lobectomia e de segmentectomia, quando a cidade de Porto Alegre determinou o início do isolamento social e que o número total em pacientes atendidos pelo SUS foi estável”, explica.

Além disso, os alunos também observaram que a pandemia mudou muito o dia a dia dentro das suas rotinas de estágio no hospital. “Principalmente no primeiro semestre de 2020, ficou evidente que houve mudanças na rotina do bloco cirúrgico, o que fez nós nos questionarmos sobre o quanto a pandemia afetou as cirurgias realmente, particularmente as ressecções cirúrgicas por neoplasia, que correspondem a um alto número de procedimentos na equipe da Cirurgia Torácica”, diz.

Para os alunos, este reconhecimento mostra que o mais importante não é a premiação em si, mas que não desistir é essencial. “Sabemos a dificuldade que a carreira médica e o mundo da pesquisa representam, sabemos da quantidade de “nãos” que já recebemos e que ainda vamos receber, entretanto, ao ver essa validação, percebemos que eles valeram a pena, por mais sofridos que tenham sido no momento. Todos os “nãos”, todos os obstáculos, todos os momentos de estresse serviram para construir as pessoas que conseguiram organizar algo digno de reconhecimento. Temos certeza da excelência e do esforço por trás de todos os trabalhos submetidos, mas agora também sabemos como é o sentimento de ter o esforço recompensado”, afirma.

Professora Maria Teresa Ruiz Tsukasan

Para a professora Maria Teresa, o trabalho em equipe foi fundamental para que eles conseguissem ganhar o prêmio, além do ensino da ESMED. “A Escola de Medicina da PUCRS possui excelentes oportunidades aos acadêmicos interessados em atividades extraclasse nas mais diversas áreas. Fico contente pelo prêmio por reconhecer a dedicação destes alunos em tempos adversos”, celebra.

Mesmo com aulas virtuais e o acesso reduzido nos hospitais, devido a pandemia, essa premiação chegou em um ótimo momento. “Essa recompensa, com certeza, promoveu uma sensação de que, apesar da pausa forçada, coisas legais, aprendizado e o envolvimento com a pesquisa poderiam continuar gerando frutos que podem contribuir, de alguma forma, para o progresso do conhecimento. Esse sentimento, sem dúvidas, é imprescindível”, finaliza Gabriela.