Teria a Lua uma cauda de cometa?

Desde 1998  sabe-se  que a Lua  emite um feixe luminoso em direção à Terra. Contudo, não se conhecia a causa. Recentemente, os pesquisadores Jeffrey Baumgardner, Luke Moore e Sarah Luettgen, do Centro de Física Espacial da Universidade de Boston, resolveram colocar câmeras, projetadas para detectar auroras, em direção  à Lua. Nosso satélite natural não possui atmosfera, o que a deixa desprotegida em relação ao choque de outros corpos celestes. Se algum meteorito  colide contra a  superfície lunar, átomos de sódio são jogados para cima. Partículas solares chocam-se com esses átomos de sódio, empurrando-os para mais longe do Sol.

Com o uso de equipamentos e lentes especiais, esse fenômeno pode ser observado da Terra uma vez por mês, na fase de  lua nova, quando ela está entre a Terra e o Sol. . A gravidade do nosso planeta comprime o fluxo de átomos de sódio em um feixe, fazendo-o parecer com uma cauda. Ainda assim, essa cauda é bastante difusa, ou seja, as partículas estão bem espalhadas e não causam nenhum dano ou qualquer outra consequência à Terra.

Projeção da eclíptica Sol-Lua-Terra durante a lua nova. A região pontilhada representa o campo de visão efetivo da câmera all-sky utilizada. Figura obtida do artigo original – The sodium tail of the Moon.

 

 A animação mostra os átomos de sódio ejetados da superfície lunar, enquanto orbita o planeta Terra. Vídeo de James O’Donoghue/@PhysicsJ, baseado em simulações de Jody K. Wilson. Link

 

Você pode saber mais sobre nosso satélite natural, a lua, na área Universo, da exposição do Museu.

Referências:
The sodium tail of the Moon. M. Matta, S. Smith, J. Baumgardner, J. Wilson, C. Martinis, M. Mendillo. Icarus 204 (2009) 409–417. www.elsevier.com/locate/icarus
https://www.nytimes.com
https://agupubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1029/2020JE006671
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/212394-lua-apresenta-cauda-cometa-capaz-emitir-sodio-terra.htm