O ano novo e o ano solar
Com a chegada de um novo ano, as comemorações são comumente realizadas no dia 31 de dezembro, recomeçando assim o ciclo de um calendário e ano novo. Contudo, será que o calendário está de acordo com a movimentação da Terra em torno do Sol?
Ano Solar
Um ano solar (também conhecido como ano trópico ou tropical) é o tempo que o Sol, visto da Terra, leva para retornar à mesma posição ao longo da eclíptica (caminho entre as estrelas na esfera celeste) em relação aos equinócios e solstícios.
Equinócio
Fenômeno em que a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz. A palavra equinócio significa “noites iguais” e deriva do Latim: aequus (igual) e nox (noite). Esse evento ocorre duas vezes por ano, nos dias que marcam o início da primavera e o início do outono. Durante esses dois dias, as noites e os dias tem praticamente a mesma duração: 12 horas.
Solstício
A Terra tem um ângulo de inclinação de 23º27’ em seu eixo, o que, combinado com seu movimento de translação, resulta em uma diferença na insolação (incidência de raios solares no planeta) em alguns dias do ano, quando comparamos os Hemisférios Norte e Sul. Essa diferença acaba gerando diferenças na duração dos dias e das noites. Os solstícios são os dias em que essa diferença é maior e marcam o início do inverno (dia mais curto e noite mais longa) e do verão (dia mais longo e noite mais curta). Na Terra, os humanos notam o progresso do ano tropical (ou solar) através do movimento lento do Sol do sul ao norte e vice-versa, ao longo dos meses; a palavra “tropical” é derivada do grego tropos, que significa “volta”. Os trópicos de Câncer e Capricórnio marcam as latitudes extremas do Norte e do Sul, onde o Sol pode aparecer diretamente acima de tais extremidades.
Trópico de Câncer
É uma linha imaginária que corta o globo terrestre no sentido horizontal. O Trópico de Câncer está localizado no Hemisfério Norte do planeta e se encontra acima da Linha do Equador sobre a latitude de 23º27’ N.
Trópico de Capricórnio
É uma linha imaginária que corta o globo terrestre no sentido horizontal. O Trópico de Capricórnio está localizado no Hemisfério Sul do planeta e se encontra abaixo da Linha do Equador, sobre a latitude 23º27’ S. No entanto, o ano tropical nem sempre tem a mesma duração. Isso se deve ao movimento da Terra, especialmente à “oscilação” no eixo de rotação da Terra, conhecido como precessão. Atualmente, um ano tropical dura em média 365,24219 dias solares. Entretanto, usamos oficialmente, por meio do Calendário Gregoriano, os chamados “ano comum” e “ano bissexto”. Este último ocorre a cada quatro anos comuns e serve para ajustar a diferença entre a duração do ano solar e a duração do ano comum.
O calendário Gregoriano
O Calendário Gregoriano é hoje o calendário mais amplamente usado no mundo. É também o calendário utilizado na norma internacional para representação de datas e horas. Baseado em um ano comum de 365 dias dividido em 12 meses de tamanhos irregulares (11 dos 12 meses têm 30 ou 31 dias, enquanto que fevereiro tem apenas 28 dias). No entanto, a cada quatro anos comuns, ocorre um ano bissexto, quando um dia extra ou intercalar – 29 de fevereiro – é adicionado. Os dias do ano no calendário gregoriano são divididos em semanas de 7 dias e as semanas são numeradas de 1 a 52 ou 53. O padrão internacional é começar a semana na segunda-feira. No entanto, vários países, como os EUA e Canadá, contam o domingo como o primeiro dia da semana.
O calendário Gregoriano foi proclamado em 1582 pelo Papa Gregório XIII como uma reforma do calendário Juliano. Seu predecessor, estabelecido por Júlio César em 45 A.C., foi substituído por ser muito impreciso.
Outros Calendários
Embora o calendário Gregoriano atue como o padrão civil em quase todo o globo, alguns outros calendários ainda são utilizados, a maioria por motivos de tradição cultural.
Calendário tradicional Chinês
Embora a China moderna dependa do calendário gregoriano, o calendário tradicional chinês ainda rege as datas de feriados importantes, como o Festival das Lanternas Chinesas. Esse calendário também é usado como uma ferramenta para selecionar datas auspiciosas para casamentos, funerais, mudança e início de negócios. O calendário chinês incorpora primariamente o ciclo da Lua. Com doze meses de vinte e nove ou trinta dias, que começam cada um no primeiro dia da lua nova. Meses bissextos, em vez de dias, são adicionados conforme necessário. Cada mês pode ser referido por um nome de animal ou um número, que também corresponde a determinadas horas do dia, bem como a anos no ciclo do zodíaco. Em ordem de ocorrência, os animais são rato, boi, tigre, lebre, dragão, cobra, cavalo, ovelha, macaco, ave, cachorro e porco. De acordo com o calendário Chinês, o ano atual é 4.718 e o próximo ano-novo ocorrerá em 12 de fevereiro de 2020 do calendário Gregoriano, iniciando “o Ano do Boi”.
Calendário Hebreu/Judaico
O calendário hebreu, também conhecido como calendário judaico, foi originalmente criado antes do ano 10 D.C. Inicialmente, utilizou meses lunares e anos civis, acrescentando um mês extra a cada 3 ou 4 anos para compensar a diferença entre os dois. Com o tempo, cálculos matemáticos substituíram esse sistema. Hoje, é usado para determinar as datas dos feriados religiosos judaicos, para selecionar leituras religiosas adequadas para o dia e para realizar eventos cerimoniais. Embora muitos judeus fora de Israel tenham adotado o calendário gregoriano, eles geralmente substituem as abreviações D.C. (Depois de Cristo) e A.C. (Antes de Cristo) pelas abreviações C.E. (Era Comum) e B.C.E. (Antes da Era Comum). Segundo o calendário hebraico, o ano atual é 5.781 e o próximo ano novo iniciará em 6 de setembro de 2020, no nosso calendário.
Calendário Islâmico
O calendário islâmico também é lunar, mas ao contrário dos calendários hebreu ou chinês, ele não usa meses ou dias bissextos para contabilizar a diferença na duração do ano solar. A data de início do calendário é baseada na Hégira, a jornada do Profeta Islâmico Maomé de Meca a Medina. Nos países muçulmanos, o calendário islâmico é usado principalmente para fins religiosos, enquanto o calendário gregoriano é usado para fins civis. Por possuir um ano de 354 ou 355 dias, o ano lunar islâmico é onze a doze dias mais curto do que o ano gregoriano solar. Sendo assim, o ano-novo islâmico não acontece no mesmo dia do calendário gregoriano. De acordo com o calendário islâmico, o ano atual é 1.442 e o próximo ano-novo ocorrerá no dia 9 de agosto de 2020 do nosso calendário.
Referências:
timeanddate.com
Meeus, J. & Savoie, D. The history of the tropical year Journal of the British Astronomical Association, vol.102, no.1, p.40-42 1992JBAA..102…40M