Mulheres na pesquisa

O Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS possui coleções científicas nas áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia. Juntas, elas compõem um vasto testemunho da biodiversidade e da ocupação humana da Região Sul do Brasil. Utilizadas por pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da PUCRS e de outras instituições nacionais e estrangeiras, as coleções oportunizam uma ampla área para a pesquisa. Como vimos, as mulheres sempre tiveram um importante papel ao longo da história da ciência, e contribuíram a partir de seus estudos nas mais diversas áreas do conhecimento. Essa contribuição, resultado de anos de dedicação, é reconhecido de diversas maneiras por outros pesquisadores. Vamos conhecer duas pesquisadoras homenageadas do MCT-PUCRS?

Lanthanomelissa betinae Urban, 1995

Essa nova espécie de abelha foi batizada em homenagem a Betina Blochtein, pesquisadora atuante na coleção de Abelhas do Museu. A coleção contempla a apifauna do Rio Grande do Sul, onde se verifica alta biodiversidade além de espécies raras e ameaçadas de extinção.

Lanthanum Melissa Betinae Urban, 1995 Fonte.

 

Roeboides margareteae Lucena, 2003

A nova espécie de peixe que vemos na figura abaixo, foi batizada em homenagem a Zilda Margatere S. de Lucena, pesquisadora que atuou na coleção de Peixes  do Museu. Iniciada em 1967, a coleção de Peixes conta com representantes das mais representativas drenagens da América do Sul.

Roeboides margaretea Lucena, 2003 Fonte.