Florence Nightingale no combate ao coronavírus
Em tempos de pandemia com o novo Coronavírus SARS-CoV-2, causador da (COVID-19), nos lembramos que procedimentos básicos de higiene são uma forma indispensável de combater o vírus e outros microrganismos, como as bactérias.
A higienização das mãos, o isolamento social e a ventilação dos ambientes são medidas já utilizadas há muito tempo para combater doenças e outras epidemias. Florence Nightingale, cientista e enfermeira britânica nascida em 12 de maio de 1820, criou uma teoria que é utilizada até o hoje durante o cuidado com os pacientes: a Teoria Ambientalista.
Utilizando-se de seus conhecimentos em estatística, Nightingale percebeu que morriam mais soldados nas enfermarias do que em combate, devido, principalmente, à falta de higiene com que eram tratados em ambientes sem ventilação e mal iluminados.
Em sua coleção, o Museu possui um espaço que apresenta uma linha do tempo em que são abordados fatos relevantes da vida de Florence Nightingale.
Os conceitos criados por Florence estão presentes em sua obra mais famosa “Notes on hospitals” de 1863.
Bibliografias:
https://www.florence-nightingale.co.uk/
http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/12/0105_A-TEORIA-AMBIENTALISTA-DE-FLORENCE-NIGHTINGALE.pdf
http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n4/07.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000300518#B05
Fontes das imagens:
https://www.rct.uk/collection/1075237/notes-on-hospitals
https://www.open.edu/openlearn/health-sports-psychology/health/health-studies/florence-nightingale-on-what-makes-good-nurse
https://www.britannica.com/biography/Florence-Nightingale
https://cosmosmagazine.com/mathematics/lady-with-the-logarithm-four-lessons-from-florence-nightingale