Dia Nacional do Aço

No dia 9 de abril comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Aço. A data surgiu em 1941 em homenagem à criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), a partir de um decreto de lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas. O aço é um dos materiais de maior importância para o desenvolvimento das sociedades modernas. Mas você sabe o que é o aço?

Estrutura do Aço

O aço moderno é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de ferro (Fe), 0,5 a 1,7% de carbono (C) e traços de silício (Si), enxofre (S) e fósforo (P). Seu componente principal, o metal ferro, é obtido em siderúrgicas principalmente por meio do de um mineral: a hematita (Fe2O3). A palavra “siderurgia”, tem origem grega e significa “trabalho feito sobre o ferro”. Trata-se, em geral, de um campo específico da metalurgia que transforma o ferro em aço.

 

Vantagens do aço sobre ferro e outros metais:

Velocidade de construção
Segurança
Custo-benefício
Robustez e ductilidade
Peso reduzido
Adaptabilidade de configuração
Sustentabilidade

 

Origem do Aço

O desenvolvimento do aço remonta a 4000 anos de história, no início da Idade do Ferro. Provando ser mais duro e mais forte do que o bronze, que antes era o metal mais usado, o ferro começou a substitui-lo em armamentos e ferramentas. Nos milhares de anos seguintes, entretanto, a qualidade do ferro produzido dependia tanto do minério disponível quanto dos métodos de produção. No século 17, as propriedades do ferro eram bem conhecidas, mas a crescente urbanização na Europa exigia um metal estrutural mais versátil. E, no século 19, a quantidade de ferro consumida pela expansão das ferrovias deu aos metalúrgicos incentivos financeiros para encontrar uma solução para a fragilidade do ferro e  seus processos de produção ineficientes. Em 1856, Henry Bessemer reconheceu as vantagens da utilização de oxigênio puro ao invés de ar para refinar o ferro. Assim nasceu o novo processo de produção de aço, conhecido como processo básico de oxigenação (do inglês Basic Oxygen Process), o mais comum utilizado nos dias de hoje.

Pilhas de tubo de aço. Fonte: Brasil escola

Importância do aço na sociedade moderna

O aço é tão essencial em nosso dia a dia, que está presente desde a construção civil até áreas em que geralmente não se imagina. No uso doméstico, por exemplo, é possível ver a presença do aço como matéria-prima  dos mais diversos eletrodomésticos e até mesmo dos celulares.

Produção de aço em uma usina. Fonte: sopesp

Produção de aço no Brasil

A CSN é considerada a maior siderúrgica da América Latina e uma das maiores do mundo. Sua criação foi um passo importante para o processo de industrialização no Brasil, viabilizando a implantação das primeiras indústrias no país

Produção de aço nos diferentes estados do Brasil . Fonte: Instituto aço Brasil.

Atualmente, o setor possuicapacidade instalada para fabricar mais de 47 milhões de toneladas de aço por ano em um parque produtor que conta com 29 usinas (14 integradas* e 15 semi-integradas**), todas de grande porte, controladas por 11 diferentes grupos empresariais.

*Usinas que participam de todo processo produtivo até a produção de aço. Contemplando em sua operação as etapas de redução, refino e laminação.

**Usinas que atuam apenas nas etapas de refino e laminação. A etapa de redução não é necessária porque estas usinas adquirem de terceiros o ferro já trabalhado.

Referências:

https://acobrasil.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Mini_anuario_2020_completo.pdf

https://www.sciencedirect.com/topics/engineering/steel-production

https://www.sciencedirect.com/topics/engineering/basic-oxygen-process