Animais do Ártico
A região do Ártico está localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são: Estados Unidos (Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.
Na região do Ártico podemos encontrar o famoso Polo Norte e o Oceano Ártico. Durante o inverno a temperatura média pode atingir -40 ℃. São poucas as espécies de animais encontradas nessa região, como:
Narval
O narval, também chamado de unicórnio-do-mar, é um mamífero marinho que faz parte da família das baleias. Sua característica mais peculiar é o enorme “chifre” localizado próximo de sua cabeça. Essa estrutura é na verdade um dente (um canino) que cresce de forma exagerada nos machos da espécie. O “dentão”, que atravessa a pele e fica exposto, pode atingir dois metros e pesar mais de dez quilos.
Bulga
As Belugas, também conhecidas como baleias-brancas, são encontradas em torno do Círculo Polar Ártico, desde a costa da Groenlândia até a Noruega, e geralmente realizam migrações sazonais em grupos de 30 a 100 indivíduos. Essas migrações ocorrem para o Sul no outono (quando o mar congela). Na primavera, após a ruptura do gelo, ocorre o retorno às áreas do extremo Norte, onde ocorre o acasalamento.
Andorinha-do-Ártico
A andorinha-do-Ártico percorre o trajeto mais longo do mundo, aproximadamente 70 mil quilômetros por ano, numa migração de ida e volta entre a Groenlândia, onde se reproduz, até a Antártida. No verão, elas passam o tempo aproveitando o sol no Ártico. No inverno, elas buscam os dias ensolarados da Antártida. Durante os 30 anos que vivem em média, esses pássaros voam mais de 2,4 milhões de quilômetros.
Coruja-do-Ártico
Também conhecida como coruja-das-neves, habita o Alasca, o Canadá e a Rússia. Mede entre 53 e 65 centímetros de largura e tem uma altura que varia de 1,25 a 1,5 metro. O seu peso varia entre 1,8 e três quilos. -Enquanto os machos são somente brancos, a pelagem das fêmeas apresenta algumas manchas escuras, o que facilita a camuflagem quando fazem o ninho no solo.
Boi-almiscarado
O boi-almiscarado na verdade não é um boi. Ele pertence à família do carneiro e do bode, alimenta-se de gramíneas e habita as áreas de tundra do Alasca, do Canadá e da Groenlândia. Normalmente, anda acompanhado, em grupos de vinte a trinta indivíduos.
Urso-polar
O urso-polar, também conhecido como urso-branco, é o maior urso e também o maior carnívoro terrestre conhecido, podendo pesar mais de 500 quilos e medir até três metros. Nas exposições “Marcas da Evolução” e “Mamíferos Aquáticos”, no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, é possível conhecer um pouco mais sobre os diferentes grupos de seres vivos e suas peculiares características.
Referências:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/artico.htm
https://www.natgeo.pt/animais/2020/02/mitos-polares-os-pinguins-nao-vivem-no-polo-sul
https://revistapesquisa.fapesp.br/problemas-no-polo-norte/
https://myanimals.com/pt/narval-conheca-o-unicornio-dos-mares/
https://medium.com/@unifesp/qual-a-fun%C3%A7%C3%A3o-do-chifre-do-unic%C3%B3rnio-dos-mares-d918e9eb5a95
https://www.infoescola.com/biologia/baleia-branca/
https://www.nationalgeographicbrasil.com/perpetual-planet/2018/06/minusculos-rastreadores-revelam-rotas-de-voo-da-andorinha-do-artico
https://brasilescola.uol.com.br/animais/urso-polar.htm
https://myanimals.com/pt/a-coruja-das-neves-um-animal-majestoso/
https://escola.britannica.com.br/artigo/boi-almiscarado/481993