Acesso as coleções científicas.

As coleções científicas biológicas são testemunhos que possibilitam que tenhamos conhecimento sobra a diversidade de flora e fauna, de forma a auxiliar no processo de preservação dessas espécies e do meio ambiente. São consideradas testemunhos da nossa biodiversidade por incluírem indivíduos coletados há dezenas ou centenas de anos, inclusive em ambientes que podem não existir mais ou que sofreram grandes alterações.

No processo de conservação de uma coleção biológica, e ainda devido ao tempo, os exemplares perdem suas cores naturais, mantendo, entretanto, suas características morfológicas – que são indispensáveis para a realização de pesquisas. A possibilidade de estudar animais e vegetais de uma coleção científica tornam-se valiosas fontes de produção de conhecimento. Mediante a comparação das características morfológicas dos organismos depositados nas coleções, os pesquisadores podem encontrar características importantes para propor hipóteses de relações de parentesco, descrição de novas espécies, realização de levantamentos geográficos, entre outros.

O Museu possui coleções científicas nas áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia. Essas coleções representam testemunhos não só da nossa biodiversidade, mas também da ocupação humana da região Sul do Brasil.

Todo o acervo está informatizado e disponível para acesso num banco de dados on-line, com intuito de serem utilizados para fins educativos, científicos e de gestão ambiental.

Quer saber mais sobre as coleções científicas do MCT – PUCRS?
https://www.pucrs.br/mct/colecoes/