A química do chocolate
O chocolate, muito popular na Páscoa, é um alimento feito de cacau, planta originária do continente americano. O processo de fabricação envolve várias etapas: escolha da variedade de cacau, retirada das sementes, fermentação, secagem, torrefação e moagem das sementes, obtenção da pasta de cacau – que é misturada ao açúcar e outros condimentos para fabricação dos mais diversos tipos de chocolate que conhecemos -, conchagem (aquecimento) e temperagem (resfriamento controlado).
O chocolate possui mais de 300 substâncias químicas que atuam em nosso organismo. As que mais se destacam são a teobromina, o ácido oxálico, a cafeína e a feniletilamina.
A feniletilamina é um hormônio conhecido como “hormônio da paixão”. Essa substância é responsável por provocar a sensação de bem-estar. Ajuda também a acionar a liberação de dopamina, que traz a sensação de felicidade ao organismo.
Você pode juntar ciência com diversão fazendo chocolates para a Páscoa, com ingredientes simples.
- leite em pó
- chocolate em pó
- leite condensado
- confeitos coloridos
Obs.: Utilize um copinho plástico de cafezinho para as medidas.
Receita: É só misturar um copinho cheio de leite em pó com meio de chocolate em pó e meio copinho de leite condensado e moldar seus chocolates nos formatos que quiser: ovinhos, quadradinhos, corações. Depois, é só enfeitar com os confeitos coloridos.
Para fazer o chocolate branco, basta não colocar o chocolate em pó. E para o chocolate meio amargo, use um pouco mais chocolate em pó.