-
20/01/2022 - 09h55
-
05/11/2021 - 09h40
-
12/07/2021 - 10h24
A designação coloca nosso coordenador entre os 80 profissionais de todo o país classificados pela Anvisa
Sistema completa 10 anos e benefícios vão além da segurança
Cada vez mais frequente em grandes quantidades em diferentes regiões do Brasil, o Sistema de Medição de Energia Elétrica (SDMEE) oferece combate ao furto de energia elétrica. O produto, porém, não é exatamente novo. Antes chamado de Sistema de Medição Centralizado (SMC), hoje ele completa uma década de existência.
O SDMEE chegou primeiro ao Rio de Janeiro. Na época, o alto índice de perdas comerciais das concessionárias tornou o equipamento necessário. Dessa forma, o equipamento tinha como principal benefício combater o furto de energia elétrica. E, embora fosse essencial para essa demanda, pode-se destacar, ainda, a leitura remota e o desligamento/religamento dos módulos de medição à distância como vantagens adicionais.
Basicamente, o SDMEE é um conjunto de medidores de energia elétrica, com suas funções distribuídas em partes físicas distintas. “Por exemplo, o mostrador que indica o consumo da sua casa não está mais instalado no medidor de energia elétrica, e sim em um dispositivo que se chama mostrador externo”, exemplifica José Teodoro dos Santos Júnior, funcionário do LABELO. O processamento da medição é realizado nos módulos de medição, que estão instaladas dentro de uma caixa metálica, localizada no alto do posto da rua, onde qualquer tentativa de abertura do sistema é enviada uma informação para a central. Essa caixa comporta geralmente doze módulos monofásicos, podendo ser utilizados módulos bifásicos e trifásicos se for necessário.
Dessa forma, é possível entender como o produto evita perdas comerciais (furto de energia), uma vez que a residência do consumidor mantém apenas o mostrador e evita que o acesso aos componentes de medição. Hoje, o SDMEE já não é mais um produto apenas para evitar fraudes. Outras concessionárias no Brasil utilizam a tecnologia e em bairros onde a perda comercial não é tão grande, devido a outros benefícios.