-
20/01/2022 - 09h55
-
05/11/2021 - 09h40
-
12/07/2021 - 10h24
A designação coloca nosso coordenador entre os 80 profissionais de todo o país classificados pela Anvisa
Padrão internacional utilizado hoje foi estabelecido em 1889. Essa é a maior mudança desde 1960.
Durante uma reunião em Paris, em outubro de 2017, foi definido que as quatro unidades básicas de medidas – Ampère (A), Kelvin (K), Mol e Quilograma (kg) – serão redefinidas pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas (CGPM), em novembro deste ano. Essa mudança representa a maior revisão do Sistema Internacional de Unidades (SI) desde a sua criação em 1960, quando, na época, o metro (m) passou a ser calculado pela distância percorrida pela luz no vácuo.
Atualmente, o quilo tem o peso de um cilindro de quatro centímetro de platina e irídio, chamado de Protótipo Internacional do Quilograma (IPK). Ele foi fabricado em Londres e armazenado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em um cofre em Paris.
Algumas cópias, contudo, foram distribuídas em diferentes países. Medições periódicas são feitas para verificar se os cilindros reproduzidos não perderam massa. O resultado: elas têm uma leve variação em função de desgastes e impurezas de manipulação.
Embora mínimas, as diferenças implicam em uma instabilidade sobre quanto 1 quilograma pesa exatamente. E é essa exatidão que interfere na ciência. Outras medidas de massa, por exemplo, que são definidas em função do kg. Outras grandezas também se enquadram nessa conjuntura.
Para solucionar o problema, foi escolhida a constante de Planck, que relaciona a frequência de uma partícula com a sua energia. Contudo, esse recurso ainda não é completamente preciso. A constante de Planck deve ser calculada com grande precisão.
No dia a dia, essa mudança interfere pouco no cotidiano das pessoas. Contudo, a ciência, principalmente o ramo da metrologia, e o setor de comércio internacional, ganham uma importante solução em busca de precisão em suas medidas. É uma revolução ao SI desde a mudança na forma de medir o metro.
O LABELO está produzindo uma série de notícias denominada “Mudanças nas unidades básicas de medidas”. O contexto de cada uma delas será explorado, tal qual suas mudanças para 2019. A próxima notícia será publicada na terça-feira (03).