O laboratório de luminárias é acreditado para realizar ensaios em luminárias de iluminação pública, internas, externas e de emergência.
Impulsionado pela crescente demanda de prefeituras, concessionárias e fabricantes, surge em 2002 o laboratório de luminárias. Em 2003 obteve o certificado de acreditação junto a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para a realização de ensaios de segurança, com capacidade de atender as principais normas abrangendo diversos tipos de luminárias, tais como, luminárias para iluminação pública, externas, internas, projetores, luminárias de emergência, dentre outras.
Atualmente o LABELO possui acreditação para atendimento dos requisitos de certificação previstos na Portaria do Inmetro nº 20/2017 para Luminárias para Iluminação Pública Viária que utilizam Lâmpadas de Descarga ou Tecnologia LED, compreendendo os ensaios de segurança, eficiência energética e compatibilidade eletromagnética.
Possui capacidade de realizar os ensaios das principais normas ABNT NBR 15129/2012, NBR IEC 60598-1:2010, além das IEC correspondentes a luminárias especificas. Neste mesmo contexto realiza-se ensaios de Índice de Proteção de invólucros (IP) em projetores, luminárias fixas de decoração e luminárias de emergência. Também é muito solicitado para serviços de inspeção de recebimento para prefeituras de todo Brasil que estão adquirindo Luminárias pelo programa reluz.
Atualmente o LABELO também está acreditado para realizar todos os ensaios indicados no Regulamento Técnico da Qualidade do Inmetro para Luminárias para Iluminação Pública Viária conforme Portaria Inmetro n° 20 de 15 de fevereiro de 2017. O processo no país, de cumprimento obrigatório para luminárias que utilizam Lâmpadas de Descarga ou Tecnologia LED, que operam com alimentação em corrente alternada (CA) ou contínua (CC), com sistema de controle independente ou embutido, visando à eficiência energética e segurança na utilização das mesmas.