Laboratório de Condicionadores de Ar – PBE

CERTIFICADO_PROCEL_2017_REFRIGERAÇÃOAtualmente, a comercialização em território nacional condicionadores de ar só é admitida se os mesmos estiverem em conformidade com o Regulamento de Avaliação da Conformidade de Condicionadores de Ar e seus Assemelhados. Este, por sua vez, prevê a necessidade de submeter os aparelhos a ensaios de eficiência energética e segurança elétrica. Hoje o LABELO é o único laboratório Brasileiro acreditado e designado pelo Inmetro a realizar ambos os ensaios, de eficiência energética e de segurança elétrica.

A Eficiência de um condicionador de ar é determinada pela relação entre o consumo de energia e a capacidade de refrigeração do aparelho, reflexo da qualidade e rendimento de componentes tais como o compressor do aparelho. Os produtos que apresentam a etiqueta “A” chegam a consumir 50% menos energia em relação aos da categoria “E” de mesma capacidade.

A segurança elétrica de condicionadores de ar é avaliada de acordo com os requisitos das normas descritas no regulamento. Para tal avaliação, o laboratório possui instalações modernas e equipamentos de alta qualidade, estabilidade e capacidade de medição, todos com rastreabilidade metrológica a padrões nacionais e internacionais.

Desde 2001, quando foram registradas faltas de energia elétrica em diversos estados brasileiros, os chamados “apagões”, cresceu o interesse das indústrias em oferecer produtos cada vez mais econômicos em termos de energia. Através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o PROCEL, é informado ao consumidor o grau de eficiência do equipamento. Esta informação é disponibilizada através de etiquetas indicando o consumo dos aparelhos, e classificando-os de A até E, sendo E o menos eficiente.


 

 

 

 

A partir de março de 2003 o LABELO, a convite do Inmetro, passou a atender à demanda das empresas que querem obter as etiquetas para os seus produtos. Desde então o Labelo conta com uma equipe de técnicos capacitados para realizar ensaios de segurança elétrica e eficiência energética em refrigeradores e a cada ano investe na capacitação de seus colaboradores focando na melhoria contínua dos laboratórios.

Hoje a capacidade de medição do laboratório atende aos seguintes produtos:

  • Ar-condicionado do tipo Monobloco (Janela);
  • Ar-condicionado do tipo Split High Wall;
  • Ar-condicionado do tipo Piso Teto;
  • Ar-condicionado do tipo Cassete.

Para execução de ensaios em condicionadores de ar, o LABELO é acreditado para as normas NBR 5858, NBR 5882 , NBR 12010, Portaria Inmetro nº 007 de 04/01/2011, Portaria Inmetro nº 643 de 30/11/2012 e ISO 5151;

O documento que regulamenta o Programa Brasileiro de Etiquetagem aplicável a Condicionadores de ar de uso doméstico pode ser obtido através do seguinte Link:
http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001476.pdf

PERGUNTAS FREQUENTES

Como solicito um orçamento de ensaio de condicionador de ar?
O orçamento deve ser solicitado por e-mail contendo as seguintes informações: nome da empresa, telefone e pessoa de contato, juntamente com o nome, fabricante e modelo dos equipamentos que deverão ser ensaiados.
Para que o serviço orçado tenha validade o orçamento deve ser aprovado através do termo de aprovação que consta na última página do orçamento e o mesmo deve ser enviado devidamente preenchido por fax (51) 3320-3883 ou (51) 3320-3901 ou e-mail.
Para acessar o formulário de envio de orçamentos, clique no botão ao lado: Solicitar Orçamento deste Laboratório.

Quais documentos devem ser enviados ao laboratório para os ensaios de eficiência energética?
Para os ensaios de eficiência energética devem ser enviados ao laboratório o manual de instruções ao consumidor, em língua portuguesa e planilha de especificações técnicas (PET).

Quais documentos devem ser enviados ao laboratório para os ensaios de segurança elétrica?
Para os ensaios de segurança elétrica devem ser enviados o manual de instruções e instalação do aparelho em português, planilha de especificações técnicas (PET) do aparelho e evidências de conformidade dos componentes em consonância com as normas IEC pertinentes.

Quantas amostras devo enviar ao laboratório para realizar os ensaios de eficiência energética e segurança elétrica?
É necessário o envio de duas amostras: uma para os ensaios de eficiência energética e uma para os ensaios de segurança elétrica. Os ensaios de segurança elétrica também exigem componentes adicionais que devem ser enviados junto com a amostra.

Quais produtos devem passar pelo ensaio de eficiência energética?
Os ensaios de eficiência energética devem ser realizados em amostras de todos os modelos à serem homologados, conforme orientação constante na Portaria Inmetro nº 007/2011.

Quais produtos devem passar pelo ensaio de segurança elétrica?
Os ensaios de segurança elétrica devem ser realizados no modelo mais completo de cada categoria/familia.