A capacidade de calibração do laboratório no que compreende grandezas, faixas de medição, incertezas de medição e nível de automação, é uma das melhores do País, contando com os mais modernos calibradores e equipamentos de medição disponíveis no mercado mundial, bem como pessoal altamente capacitado.
Um dos destaques do laboratório é seu alto nível de automação que lhe proporciona uma excelente competitividade (prazo e preço), com clientes de todos os estados da Federação. Atualmente é o laboratório com maior nível de automação entre todos os laboratórios acreditados pela Cgcre.
É importante destacar também que o escopo acreditado é um dos mais completos, incluindo possibilidade de realizar a calibração tanto no laboratório como nas instalações do cliente, em todo o território nacional.
O Laboratório de Eletricidade foi o primeiro laboratório criado no LABELO em 1988, com recursos do PADCT I. Atende a todo o Brasil e foi o primeiro laboratório da região a ser acreditado a Cgcre. Desde seu início, se destaca pela agilidade e capacidade de resolução de problemas de calibração para a indústria brasileira, sendo que atualmente essa característica pode ser estendida também para o ambiente hospitalar.
O laboratório possui condições de calibrar as seguintes grandezas elétricas, inclusive com possibilidade de realização da calibração nas instalações do cliente:
Os Planos de Calibração do LABELO contemplam verificação em todas as faixas que o instrumento realiza medidas, dentro dos limites de calibração. De acordo com os planos básicos, em cada faixa do instrumento calibram-se seis pontos distribuídos percentualmente ao longo da escala, o que por fim constitui o plano de calibração. Este plano pode ser flexibilizado de acordo com a necessidade do cliente, resultando em uma calibração personalizada, em pontos e/ou faixas requeridas de acordo com as reais necessidades estabelecidas pelo próprio usuário do equipamento com uma pequena variação em seu preço final.
É importante salientar que, no caso de multímetros as grandezas básicas que constam deste plano de calibração básico são Tensão AC e DC, Corrente AC e DC e Resistência. As demais grandezas que eventualmente forem medidas pelo multímetro também poderão ser calibradas pelo LABELO; elas não fazem parte do plano básico, sua calibração deverá ser solicitada em separado, sempre levando em consideração a lista de serviços de calibrações para este instrumento.
O LABELO é o primeiro laboratório de calibração do País que possui condições para calibrar equipamentos eletromédicos com acreditação na Cgcre.
Através da combinação das experiências das equipes de suas unidades da PUCRS, o Departamento de Engenharia Biomédica do Hospital São Lucas e dos laboratórios de calibração do LABELO, foi possível desenvolver as condições de calibração de vários dos equipamentos usados nos hospitais.
As calibrações são realizadas como serviço acreditado na RBC e com rastreabilidade aos vários laboratórios que integram o LABELO.
Considerando-se que “Diagnósticos só podem ser feitos corretamente se as informações utilizadas forem corretas”, mesmo que o equipamento de medição seja ensaiado para fins de comercialização, o mesmo não fica isento do controle de uso, ou controle Metrológico.
A calibração deste tipo de equipamento visa à garantia da qualidade e confiabilidade no diagnostico e aplicação de tratamentos médicos, bem como a redução do risco para o paciente na utilização destes instrumentos ou procedimentos onde o equipamento é operado através de um sinal elétrico.
Cabe salientar que irregularidades no funcionamento dos sistemas e equipamentos utilizados nesta área podem resultar em riscos diretos, imediatos, tais como:
Com base na atual lista de serviços acreditados do LABELO, oferece-se também a possibilidade de serviços de calibração de equipamentos conhecidos como Eletromédicos, relacionados ao ambiente hospitalar. Apresenta-se abaixo, a título de exemplo, alguns equipamentos eletromédicos que podem ser também calibrados no laboratório de eletricidade do LABELO: