O laboratório realiza a avaliação da segurança de equipamentos que atuam diretamente nas áreas de processamento e interface de informações. O foco do laboratório está centrado em equipamentos de informática, principalmente microcomputadores, incluindo seus acessórios e componentes, além de UPS, copiadoras, modems, telefones, terminais bancários e centrais telefônicas. Atua principalmente realizando ensaios conforme a norma IEC 60950-1.
Os ensaios para esta área iniciaram no ano de 2000, com objetivo de atender clientes que buscavam um diferencial para seus produtos através da certificação voluntária, além de ir ao encontro das necessidades criadas pela abertura ocorrida no mercado das telecomunicações.
Por volta do ano de 2003, setores das administrações públicas estaduais e municipais de algumas regiões incluíram em suas licitações a exigência do atendimento da norma de segurança IEC 60950-1. Já no ano de 2010, ocorreu uma retomada da demanda por ensaios de segurança e consumo energético, devido ao decreto nº 7.174, de 12 de maio de 2010. Neste, são consideradas obrigatórias as certificações de bens e serviços de informática e automação a serem adquiridos pelos órgãos e entidades da administração pública federal.
|