Laboratório de Refrigeradores de Uso Doméstico - Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE)

CERTIFICADO_PROCEL_2017_REFRIGERAÇÃOAtualmente, a comercialização em território nacional de todos os aparelhos refrigeradores de uso doméstico só é admitida se os mesmos estiverem em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Refrigeradores e seus Assemelhados. Este, por sua vez, prevê a necessidade de submeter os aparelhos a ensaios de eficiência energética e segurança elétrica. O LABELO é um dos laboratório Brasileiro acreditado e designado pela Cgcre a realizar simultaneamente os ensaios de eficiência energética e os ensaios de segurança elétrica.

A Eficiência de um refrigerador é determinada pela relação entre o consumo de energia e a capacidade de refrigeração do aparelho, reflexo da qualidade do isolamento térmico e rendimento de componentes tais como o compressor do aparelho. Os produtos que apresentam a etiqueta “A” chegam a consumir 50% menos energia em relação aos da categoria “E” de mesmo volume.

A segurança elétrica de refrigeradores é avaliada de acordo com os requisitos das normas descritas no regulamento. Para tal avaliação o laboratório possui modernos equipamentos, todos com rastreabilidade metrológica aos padrões nacionais e internacionais.

Desde 2001, quando foram registradas faltas de energia elétrica em diversos estados brasileiros, os chamados “apagões”, cresceram o interesse das indústrias em oferecer produtos cada vez mais econômicos em termos de energia. Através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o PROCEL, é informado ao consumidor o grau de eficiência do equipamento. Esta informação é disponibilizada através de etiquetas indicando o consumo dos aparelhos, e classificando-os de A a E, sendo E o menos eficiente.

A partir de março de 2003 o LABELO, a convite do Inmetro, passou a atender a demanda das empresas que queriam obter as etiquetas para os seus produtos. Para oferecer esse serviço, o LABELO e a Faculdade de Engenharia desenvolveram dois calorímetros com tecnologia própria.

Devido à grande procura por esses ensaios, em 9 de novembro de 2005, como resultado de um convênio assinado entre a PUCRS e a Eletrobrás, foi inaugurado o Complexo de Laboratórios de Ensaios de Eficiência Energética. Esse novo complexo possui quatro calorímetros, dimensionados de forma a permitir a realização de ensaios em produtos de refrigeração de grande porte.

Em 01 de fevereiro de 2006, entrou em vigor a portaria n.º 20, que aprova o Regulamento de Avaliação da Conformidade de Refrigeradores e seus Assemelhados e instituí a etiquetagem compulsória dos mesmos.

Desde então o LABELO conta com uma equipe de técnicos capacitados para realizar exclusivamente ensaios de segurança elétrica e eficiência energética em refrigeradores e a cada ano investe na capacitação de novos colaboradores focando na melhoria contínua dos laboratórios.

Em 18 de novembro de 2015, entrou em vigor a portaria nº 577/2015.

 

Para execução de ensaios de eficiência energética em refrigeradores, o laboratório é acreditado para a norma:

ISO 62552/2007.
Para os ensaios de segurança elétrica, o escopo do LABELO inclui as normas:

NBR NM 60335-1 (1998, 2006 e 2013).
IEC 60335-2-24 (2000, 2005, 2007, 2010 e 2012).
O LABELO tem capacidade de ensaiar todos os tipos de refrigeradores e congeladores de uso doméstico conforme as categorias descritas abaixo:

Refrigerador;
Refrigerador Combinado;
Refrigerador Combinado Frost-Free;
Congelador Vertical;
Congelador Vertical Frost-Free;
Congelador Horizontal.

O documento que regulamenta o Programa Brasileiro de Etiquetagem aplicável a Refrigeradores pode ser obtido através do seguinte link:
http://www.Inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001000.pdf

PERGUNTAS FREQUENTES

Como solicito um orçamento de ensaio de refrigerador?
O orçamento deve ser solicitado por e-mail contendo as seguintes informações: nome da empresa, telefone e pessoa de contato, juntamente com o nome, fabricante e modelo dos equipamentos que deverão ser ensaiados.
Para que o serviço orçado tenha validade o orçamento deve ser aprovado, através do termo de aprovação que consta na última página do orçamento, e o mesmo deve ser enviado devidamente preenchido por fax (51) 3320-3883 ou (51) 3320-3901 ou e-mail.
Para acessar o formulário de envio de orçamentos, clique no botão ao lado: Solicitar Orçamento deste Laboratório.

Quais documentos devem ser enviados ao laboratório para os ensaios de eficiência energética?
Para os ensaios de eficiência energética devem ser enviados ao laboratório o manual de instruções ao consumidor, planilha de especificações técnicas (PET), plano(s) de carga a ser utilizado nos ensaios, conforme Normas aplicáveis, desenhos de no mínimo 02 vistas, relativos à determinação do volume dos compartimentos refrigerador e/ou congelador, de forma a definir o método de cálculo utilizado para a determinação do volume declarado destes compartimentos, conforme normas aplicáveis, memorial de cálculo detalhado de forma a se evidenciar o volume declarado, orientações, quando for o caso, relativas aos ajustes de termostato, controle eletrônico de temperatura, tecla fast-freezing e outras informações que se fizerem necessárias (quando o contratante não dispuser ou não encaminhar tais orientações, o equipamento será ajustado na condição de máxima refrigeração).

Quais documentos devem ser enviados ao laboratório para os ensaios de segurança elétrica?
Para os ensaios de segurança elétrica devem ser enviados o manual de instruções e instalação do aparelho em português, planilha de especificações técnicas do aparelho, evidências de conformidade dos componentes em consonância com as normas IEC pertinentes e orientações, quando for o caso, relativas ao processo de degelo (programação para operar um degelo).

Quantas amostras devem ser enviadas ao laboratório para realizar os ensaios de eficiência energética e segurança elétrica?
É necessário o envio de duas amostras: uma para os ensaios de eficiência energética, e uma para os ensaios de segurança elétrica. Os ensaios de segurança elétrica também exigem componentes adicionais que devem ser enviados junto com a amostra. Quando o aparelho utiliza refrigerante inflamável no sistema de refrigeração, é necessário o envio de mais uma amostra sobressalente.

Quais produtos devem passar pelo ensaio de eficiência energética?
Os ensaios de eficiência energética devem ser realizados em todos os modelos.

Quais produtos devem passar pelo ensaio de segurança elétrica?
Os ensaios de segurança elétrica devem ser realizados no modelo mais completo de cada família.

Quais aparelhos são ensaiados de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem(PBE) e quais são ensaiados pela portaria 371?
Os aparelhos de uso doméstico tais como refrigeradores, combinados, combinados Frost-free, congeladores e congeladores Frost-free são ensaiados de acordo com o PBE. Aparelhos comerciais, adegas ou aparelhos que possuem porta ou tampa de vidro são ensaiados de acordo com a portaria 371.