Profissionais falam sobre eficiência energética
Hugo Guerrero e Regina Poehlmann foram palestrantes de evento na PUCRS
Entre os dias 14 e 18 de agosto, no prédio 50 da PUCRS, aconteceu um workshop sobre eficiência energética com foco em refrigeradores. Promovido pelo Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha (PTB – Physikalisch-Technische Bundesanstalt), em parceria com o LABELO, o evento reuniu técnicos e especialistas de diversos laboratórios da América do Sul, a fim de apresentar métodos a partir da discussão dos ensaios analisados, considerando padrões internacionais.
Coordenadora internacional de projetos em eficiência energética do PTB, Regina Poelhmann afirma que a ideia do workshop é aprimorar os resultados dos próximos ensaios de proficiência, além de melhorar a infraestrutura de qualidade e metrologia. Ela salienta que a importância do treinamento se dá a partir do momento em que alguém adquire um refrigerador, mas não sabe quanto de energia o aparelho consome. “O tema serve para aumentar as capacidades de medir esses parâmetros, assegurando que estes eletrodomésticos não consumam tanta eletricidade. Dessa maneira também é possível saber quais serão os custos dessa energia para o meio ambiente”, diz a coordenadora.
Hugo Guerrero, consultor do PTB, indica que o objetivo é garantir que todos os laboratórios analisados estão medindo igualmente os aparelhos para que atendam aos requisitos de padrões internacionais. Ele ressalta que há muito trabalho a ser feito, principalmente por se tratar de um tema novo. “Muitas pessoas não fazem a revisão das certificações dos refrigeradores adquiridos. Então ainda não há um parâmetro do impacto que o tema causa na sociedade”, conclui Guerrero.
Israel Dulcimar Teixeira, diretor do LABELO, demonstra satisfação com o treinamento. “O evento mostra como o PTB tem interesse nas ações realizadas em nossos laboratórios, na posição estratégica e, também, a influência que a PUCRS exerce na América Latina, quando se trata de conservação de energia e rotulagem de produtos”, destaca.
Por Amanda Caselli
Postado em: 24/08/2017