PLATAFORMA GIS CCUS BRASIL

PLATAFORMA GIS CCUS BRASIL


Projeto de P&D – Informações georreferenciadas sobre reservatórios geológicos, fontes estacionárias e possibilidades de transporte de CO2 no Brasil reunidas em uma plataforma digital e online.


Desenvolvimento e disponibilização de uma plataforma digital online contendo a base de dados espacial e georreferenciada com informações sobre recursos geológicos para armazenamento de CO2 no Brasil, fontes estacionárias de CO2 e possibilidades de transporte fonte-sumidouro.

Financiador:
PETROBRAS

Período de execução
2022- Atual

Apresentação do Projeto:
O Brasil é favorecido pela extensa ocorrência de bacias sedimentares com reservatórios potenciais para armazenamento de CO2, com a vantagem adicional de estarem situadas próximas às fontes emissoras estacionárias. Entretanto, observa-se a ausência de informações reunidas, e de domínio público, sobre os principais aspectos que envolvem a Captura, Utilização e Armazenamento de CO2 (CCUS), de modo a possibilitar a prospecção de áreas favoráveis ao seu desenvolvimento, direcionando a tomada de decisões e impulsionando a implementação da tecnologia.

Neste sentido, o projeto contempla o desenvolvimento de uma plataforma web interativa contendo o Sistema de Informações Geográficas (GIS, em inglês) CCUS Brasil. A plataforma, hospedada em nuvem será disponibilizada gratuitamente e terá alto impacto na aceleração das tecnologias de CCUS no Brasil, contribuindo com a descarbonização das atividades nacionais do setor industrial. O projeto também abrange a elaboração de um novo Atlas de CCUS no Brasil, em formato digital, destinado para a difusão técnico-científica do conteúdo abordado, destacando a metodologia aplicada, os dados incorporados na plataforma, as premissas técnicas seguidas e os resultados atingidos no projeto.

Coordenação

Clarissa Lovato Melo

Coordenadora de Pesquisa

ODS relacionados

Quer conhecer mais?

Ficou interessado/a em nossos projetos e gostaria de saber mais, entre em contato com nossos especialistas.

Conheça também