PERMEAR II
Projeto de P&D – Estudo metodológico aplicado a ensaios de permeabilidade relativa, visando identificar causas do fenômeno de redução de injetividade de água durante ensaios em regime transiente.
Identificar as possíveis causas da redução na injetividade de água e consequente aumento de pressão, observado durante ensaios de permeabilidade relativa em regime transiente em amostras de carbonato do pré-sal.
Financiador
PETROBRAS
Período de execução
2022 – atual
Apresentação do Projeto:
Medidas de permeabilidade relativa são importantes para a simulação de processos de recuperação em campos de petróleo, e os métodos experimentais para obtenção destes parâmetros passam por desenvolvimento constante, visando maior agilidade nos ensaios e confiabilidade nos resultados. Em ensaios de permeabilidade relativa em regime transiente com amostras do Pré-sal, observa-se com frequência um aumento da pressão decorrente de uma redução da injetividade à água durante a etapa de embebição do ensaio, fenômeno ainda não bem compreendido, que pode ser atribuído a causas como migração de finos ou matéria orgânica sólida, inchamento de argilas, mudanças na distribuição de fluidos resultando em uma compressão de volume poroso, entre outras. Identificar as causas deste fenômeno e propor métodos para controlar e prever sua ocorrência é importante para aprimorar e tornar mais confiáveis os ensaios de permeabilidade relativa em regime transiente.
Este projeto pretende realizar estudo sistemático para identificar as possíveis causas desta redução de injetividade à água, através de delineamento experimental adequado, realizando ensaios e caracterização apropriada com distintas amostras selecionadas, associados a uma análise de dados de operações de injeção em reservatório.