ISÓTOPOS
Projeto de P&D – Determinação da razão isotópica de carbono e hidrogênio de hidrocarbonetos de C1 a C5, presentes em baixas concentrações.
Financiador:
PETROBRAS
Período de execução
2022- Atual
Apresentação do Projeto:
A determinação da razão isotópica de carbono (δ13C) e hidrogênio (δ2H) é uma importante técnica analítica para a indústria de óleo e gás (O&G), já que essas razões de hidrocarbonetos leves são utilizadas para a caracterização de gases coletados durante a perfuração de poços exploratórios, fornecendo resultados que permitem avaliar a formação, qualidade e maturidade dos hidrocarbonetos, bem como reconstruir a dinâmica dos fluidos entre as rochas geradoras e as acumulações nos reservatórios de O&G. Entretanto, a análise isotópica de gases em altas concentrações apresenta complexidade analítica e depende de capacitação do profissional e de métodos analíticos rigorosamente validados.
Frequentemente é observada uma discrepância nos valores de razão isotópica reportados por diferentes laboratórios para uma mesma amostra de gás. Tais resultados decorrem de fatores como: (i) disponibilidade de padrões primários escassa e sazonal, (ii) inexistência de métodos analíticos padronizados internacionalmente (normalizados) e (iii) sistemas analíticos com baixo grau de automação. Além disso, quando a determinação da razão isotópica de gases leves é realizada em baixas concentrações, consequentemente na presença de teores elevados de ar atmosférico, a dificuldade analítica tende a se tornar mais complexa e com desvios analíticos maiores.
Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de métodos analíticos e sistema de amostragem para a determinação da razão isotópica de carbono (δ13C) e hidrogênio (δ2H) em misturas gasosas em baixas concentrações. Também serão realizados programas interlaboratoriais para gases em altas concentrações. Além disso, o projeto prevê a projeção e construção de um protótipo funcional de dispositivo para acomodar diferentes recipientes de amostras para análise isotópica.