DACCS
Projeto de P&D – Captura e Armazenamento de Carbono Direto do Ar – estudo da integração e otimização dos processos de remoção de gases do efeito estufa da atmosfera e indicação de áreas favoráveis para implementação de tecnologias de emissões negativas (NET) no Brasil.
Financiador:
REPSOL-SINOPEC
Período de execução
2022- Atual
Apresentação do Projeto:
Os processos de Captura e Armazenamento de Carbono Direto do Ar (DACCS) estabeleceram-se como uma abordagem promissora para a Remoção de Dióxido de Carbono (CDR) atmosférico e armazenamento geológico, também conhecida como tecnologias de emissões negativas (NET). Dentro dos cenários de suavização dos impactos ambientais, a captura de CO2 direta do ar é considerada uma tecnologia-chave para atingir as metas climáticas estipuladas para as próximas décadas, comparando-se com tecnologias como a energia solar fotovoltaica, energia eólica, baterias avançadas e eletrolisadores (hidrogênio verde). No entanto, para se tornarem relevantes, as tecnologias de CDR, devem atingir a capacidade de remoção na ordem de gigatoneladas de CO2 até metade do século (2050).
Iniciado em 2022, o projeto DACCS é inédito no Brasil, e tem por objetivos o estudo das tecnologias de DAC, a avaliação de estratégias de integração e a otimização dos processos de remoção de CO2 e, a indicação de áreas favoráveis para implementação de tecnologias de emissões negativas (NET) no país.